Biblioteca Gamer: BEAT ‘EM UPS

Batizados no Brasil como “Briga de Rua”, os também conhecidos como, fighting action games, são jogos onde o objetivo é lutar com diversos inimigos, atravessando uma fase que geralmente , no final, possui om inimigo mais poderoso.

Diferente dos jogos de luta, nos beat ‘em ups os personagens possuem poucos golpes, geralmente restringindo-se a socos, agarrões e chutes, um golpe de corrida e um ou dois golpes especiais e as únicas ações permitidas são andar, pular, bater, correr (em alguns jogos) e morrer (disponível em todos os jogos). Estes jogos podem ser jogados por uma ou mais pessoas sendo este em modo cooperativo. Neste modo geralmente os jogadores não podem causar dano entre si mas existem jogos deste estilo em que isso pode acontecer.

Outra característica destes jogos é que, grande parte deles são ambientados em cenários que rolam a medida que o personagem vai avançando até que a tela “trava, não sendo possível ao jogador retroceder, diferente dos inimigos que se escondem após o limite da tela. Por isso estes jogos também são conhecidos por scrolling fighting games e scrolling beat ‘em ups.

Dos beat ‘em ups lançados, os mais conhecidos foram Final Fight, Double Dragon e Streets of Rage. Alguns jogos que deram o apelido de “Briga de Rua”, Captain Commando, Golden Axe e, na minha opinião, o mais famoso de todos, Teenage Mutant Ninja Turtle 4 Turtles In Time que abrilhantou tanto os arcades quanto o Super Nintendo.

Final Fight
Final Fight
Streets of Rage
Streets of Rage

Teenage Mutant Ninja Turtles arcade gameplay

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=_0kKGOQOYxg&feature=player_embedded#at=12′]

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade) Intro

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=kzPBwWgHOKY’]

Em 2011 a Ubisoft disponibilizou para venda na PSN e na Xbox Live um remake do clássico do TMNT 4 Turtles In Time chamado Teenage Mutant Ninja Turtles Time Re-shelled.

Infelizmente TMNT: Turtles in Time Re-Shelled decepcionou muito. Tantos os que não conseguiram adquirir o jogo quanto aqueles que conseguiram pois o jogo é fraco e em nada se parece com o sucesso dos anos 90.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=aqzz0ngopLg&feature=player_embedded#at=113′]

Finalmente, vamos encerar o assunto com a música Beat`em Up, do IGGY POP, do Álbum com mesmo nome, lançado em 2001.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=Fj5c5diSBfc&feature=player_embedded#at=40′]

E na sua opinião, o que está faltando? Qual jogo entra na sua lista de “Briga de Rua”? Coloque aí nos comentários

Compartilhe a Cidade

Post Author: Fábio Tartaruga