Gamer Vocacional 08 – Técnico

Sejam bem vindos a mais um Gamer Vocacional. Eu sou o Rodrigo Naga e vamos aqui voltando para nossa labuta semanal! Nesta semana vamos falar de uma coisa que muita gente curte: Futebol! Sim, meus amigos essa semana vamos ver se é verdade que existem mesmo 190 milhões de entendidos e se tivessem oportunidades eles conseguiriam fazer melhor do que aquele cara que tá lá atualmente… Não entendeu ainda?! Hoje nossa profissão é técnico de futebol e o jogo para isso é o Football Manager 2011.

 

Voltando com o nosso amigo dicionário para entender o que realmente é o treinador/técnico/professor:

Técnico

  1. Que pertence ou é relativo exclusivamente a uma arte, a uma ciência, a uma profissão.
  2. Relativo à técnica.
  3. Relativo a ensino prático, profissional ou tecnológico (ex.: curso técnico).

S. m.

  1. Pessoa que conhece a fundo uma arte, uma ciência, uma profissão. = ESPECIALISTA, PERITO.
  2. Profissional especializado (ex.: técnico de contas).
  3. Profissional que orienta e treina uma equipa desportiva. = TREINADOR.

O que realmente é ser técnico de futebol? Somente ir lá, colocar o pessoal pra treinar, juntar uns 11 caras de uma equipe que você tem e pronto, ir pro jogo?! Bem, hoje vamos aprender que nem tudo isso é bem assim. Neste jogo a profissão de técnico é um pouco mais complexa, já que você que terá que gerenciar praticamente todos os assuntos referentes ao seu time!

Conversar com empresários, para poder entender os contratos dos jogadores que você vai querer ou mesmo tem em mãos. Arrumar os treinamentos seja eles coletivos ou mesmo individuais, especializar o jogador em algo – o jogo oferece 14 opções diferentes. Vai ter que lidar com a diretoria, tanto em momentos ótimos – onde você pode pedir novas instalações, aumentos quanto em momentos ruins que podem até mesmo leva-lo a demissão! Além de claramente ter que motivar seus jogadores ou dar bronca neles de maneira que consigam fazer aquilo tudo que você tem em mente!

Logico que dentro do jogo existem algumas manhas interessantes como pausar o jogo para ver algumas das situações, observar o tempo de posse de bola, ou ainda ver qual setor está mais fraco ou forte. E nesta versão é bem divertido assistir os jogos! A melhora que houve perante aos normais é significativa! Além de tudo isso você tem uma reputação, tanto quanto técnico quanto ao do seu time. Sim senhor, se seu trabalho for realmente bom, grandes times vão querer contratar você, assim como jogadores importantes vão querer trabalhar no time que você tiver.

 (Ainda não é um FIFA 2011/PES2011 – mas a imagem é bem legal!)

Outro fator positivo do jogo é a atualização constante e da comunidade que joga este jogo. Muitos patches que fazem com que a experiência sempre seja bem positiva e atual. Além disso, tudo quando começamos nas nossas carreiras, sempre é melhor começar aprendendo. Então a sugestão é inicie em times de segunda divisão, para entender e aprender a dominar as artes. Afinal, muitos destes times, além de ter poucos recursos, fazem com que você consiga se destacar muito mais por um bom trabalho.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=GWE_-hwr7EA&feature=related’]
(Tem a demo no site: http://www.footballmanager.com/)

Logo depois, você conseguirá ir sim para as grandes ligas e competir nas mais importantes competições mundiais, inclusive ser treinador da sua seleção e tentar conquistar a copa do mundo! O jogo possui algumas escolhas interessantes a serem feitas. Além de você colocar seus dados, nacionalidade, time do coração, você pode escolher se a base do jogo será pequena, media ou grande. Isto é: de quantos lugares do mundo seus olhos estarão atentos ao futebol? Afinal, com uma base maior, mais noticias e detalhes que você vai prestar atenção.

E para ser técnico de futebol, o que realmente é preciso:

  • Normalmente é solicitado que se tenha faculdade e se possível pós-graduação em educação física.
  • Existe diversos cursos em diversos lugares que podem ajudar a você melhorar em alguns quesitos da carreira de técnico. (O site da Associação Brasileira de Técnicos de Futebol pode te dar uma ajuda)

Ah sim, antes de terminarmos a coluna temos uma pergunta especial aqui pros moradores pixelados da Cidade Gamer. A secretaria recebeu diversos comunicados sobre as profissões de férias e quer saber: Vocês querem uma vez por mês uma especial com profissões de games?!

Bem, espero que vocês tenham gostado deste Gamer Vocacional sobre uma das paixões nacionais! Afinal, games de futebol sempre são ótimos! Quer seja o jogador ou o treinador, você vai se encontrar em algum dos lugares! Então deixe seus comentários, sugestões e resposta para a pergunta aqui ou na nossa comunidade lá da playernet! Esse é o Rodrigo Naga dizendo até o próximo jogo!

Compartilhe a Cidade

Post Author: Rodrigo Naga

Jogador Old school, casado com uma gamer casual e dono de um gato hardcore! Atualmente na secretaria do trabalho da Cidade Gamer