Sua Morada Pixelada

Como Os Gamers Podem Tirar Lições Valiosas Do Poker

O avanço da tecnologia e a globalização da internet fizeram com que algumas novas profissões surgissem. Entre elas estão o jogador de e-sports e o competidor de poker online e as semelhanças entre essas duas carreiras em plena ascensão vão muito além disso. A valorização da parte mental, o estudo do oponente como uma importante parte do sucesso e a busca pelo estudo contínuo são apenas alguns dos pontos em comum entre ambas profissões.

A conexão entre os competidores de e-sports com o poker é muito grande e ajuda a estreitar esse forte laço. O registro não é pequeno de ex-profissionais do poker que saíram dos games para brilhar nas cartas, como Bertrand Grospellier e Lim Yo-Hwan. O inverso também é frequente e Johannes ‘JonnyStoneHS’ Steindl é um grande exemplo — foi do poker para o Hearthstone.

No poker, a concentração é um atributo crucial

Para os gamers, é possível tirar muitas lições do poker para aplicá-las nos e-sports. A primeira delas é a capacidade de concentração. No esporte das cartas, os competidores precisam focar no torneio durante muitas horas e para tal é necessário ter forte capacidade de foco.

Em torneios online, por exemplo, é comum os profissionais jogarem dezenas de torneios por dia. Já num grande evento ao vivo, não é raridade os competidores atuarem por mais de seis horas em sequência em um único dia.

Essa necessidade de concentração alta faz com que alguns profissionais adotem medidas alternativas e interessantes. O brasileiro André Akkari, um dos melhores do mundo no poker, é adepto da hipnose como um método de foco total.

Já o multicampeão Fedor Holz realiza sessões de meditação para colocar a mente no lugar e deixar ela totalmente “limpa” para o poker. Ele dá tanta ênfase ao bom funcionamento da mente que foi um dos responsáveis por criar o aplicativo Primed Mind — que foca na otimização do cérebro.

Holz (foto) utilizando uma das técnicas do app

Também é preciso saber se comportar e o poker ensina isso muito bem

Outra grande lição que o gamer pode tirar do poker está na parte da etiqueta. O poker tem algumas regras não escritas que são interessantes e podem ser levadas para os e-sports. Por exemplo, no modo online, uma postura adequada é sempre se manter com atitude positiva. Coletivamente, nos esportes eletrônicos, isso é ainda mais importante pelo fato de que muitas vezes o líder da equipe precisa manter a moral do time em alta.

Além disso, a capacidade de saber se comportar em grupo e não exagerar nas comemorações de vitória ou frustrações na derrota são características que todo bom competidor de poker têm e que certamente podem ser utilizadas nos e-sports.

Valorização do controle emocional

A parte tática e estratégica do poker é muito importante, mas muitas vezes o que separa o bom competidor de um ótimo é a capacidade de controlar as emoções. Extremamente importante nesse esporte, o lado emocional sempre é valorizado.

Até mesmo os melhores competidores de poker lidam com frustrações com frequência e isso faz com que eles aprendam a administrar o impacto do estresse para melhorar nas decisões futuras.

Quem consegue trazer essa capacidade de controlar as emoções do poker para os e-sports já larga na frente, visto que também é fundamental saber domar o lado emotivo nos esportes eletrônicos.

O poker ajuda na capacidade de aprender com os erros

Erik Seidel, um dos grandes competidores da história do poker, uma vez disse que uma decisão ruim não pode ser o motivo para acarretar outras decisões ruins. Essa lição é algo tomada pelos bons profissionais do poker e que pode ser perfeitamente aplicada nos esportes eletrônicos.

Além da fala de Seidel, um ditado muito frequente usado no poker é: “O maior erro é não aprender nada do erro”.

A vida de um competidor de poker passa intrinsecamente por melhorar as suas habilidades aprendendo com os erros e essa mentalidade não deixa de ser valiosa nos games.

Para os gamers iniciantes no poker, o Hold’em é o melhor caminho para começar

Iniciar no poker é um caminho fácil para os gamers, visto que há muitas possibilidades de praticar ao vivo e também online. Aos novatos, uma dica importante é começar pelo Texas Hold’em, pois essa é a modalidade mais conhecida do esporte e também a mais praticada.

É também no Hold’em que acontece o jogo mais tradicional de poker, ou seja, em que a maioria das lições citadas acima são maximizadas para os gamers.

Compartilhe a Cidade
%d blogueiros gostam disto: