Vencendo desafios

As vezes é preciso retroceder para avaliar melhor a situação.

Sejam bem vindos, gamers!

Assunto recorrente: estou travado em uma parte de um game e não sei como passar. Como resolver isso?!

Pare e pense

Qual gamer nunca ficou preso em uma determinada parte de um jogo?! Todo jogador tem ao menos uma história de quando gastou horas ou dias tentando passar de uma determinada parte de um game. Isso acontece porque os jogos são elaborados de forma a desafiar o gamer, o que é bom, mas existem jogos que apresentam desafios extremamente altos durante o jogo e, principalmente, no final.

Algumas vezes esses desafios podem aparecer na forma de um chefe, no cenário como um todo ou na absurda quantidade de inimigos na tela. Quer exemplos?

– Vários inimigos – Call of Duty: Modern Warfare: após a fuga de um complexo predial o jogador é emboscado em um campo aberto, com locais que escondem snipers e é atacado por inúmeras unidades caninas, que matam com um ataque. Em um nível de dificuldade alto, o gamer precisa elaborar uma estratégia que envolve fugir dos cães, eliminar os snipers e mudar constantemente de locais, podendo usar sua arma principal e os explosivos de proximidade que tem em estoque;

– Cenário – série Resident Evil: puzzles tomam tempo e raciocínio (se você não recorrer a GameFaqs). Tanto os jogos clássicos de Resident Evil quanto jogos similares, que usam muitos quebra-cabeças, vão usar o cenário para desafiar o gamer;

– Chefe – Dante’s Inferno: o último chefe, o capeta em pessoa, é extremamente apelão (assim como vários outros de outros jogos), mas ele ainda tem um detalhe. Dependendo de suas ações durante a luta, o diabo tem um ataque que deixa a tela branca e acaba com metade de sua vida (eu acho que ele estupra o Dante…).

Os exemplos não ficam apenas nesses três, mas posso pensar em vários outros, assim como você, gamer. O que importa é como passamos por isso.

Estratégia

A pior opção é ficar chamando o game de ladrão, apelão ou bugado, e ainda fazer propaganda negativa por isso. Game é desafio, se você não aguenta, mude a dificuldade ou se proteja em posição fetal. Para os que aceitam a missão, cabe pensar sobre o assunto.

Minha estratégia recorrente, em partes que não consigo vencer de imediato (após algumas horas de tentativa) é parar, dar um tempo no jogo mas pensando na cena: quais ferramentas tenho? Com quanta energia começo ou como posso recuperar se levar dano? Quantos inimigos? Quais ataques possuem? Existem locais para minha proteção?

Essa pausa é importante para uma análise fria da situação. Outra opção, recomendada é último caso, é consultar GameFaqs, mas mesmo assim quem terá de jogar é você. Tenho um amigo que adota uma estratégia igual a minha, de dar um tempo, mas ela envolve fazer café e tomá-lo quente enquanto pensa sobre o assunto.

No game God of War II existe uma longo desafio antes do final, no qual Kratos deve subir uma torre enfrentando dezenas de inimigos, alguns bem difíceis. Na versão para PS3, quem termina essa parte em menos de 15 minutos, ganha um troféu. Eu ganhei, não sem antes apanhar e pensar muito.

Gamer vida boa?

Quem disse que vida de gamer é fácil? Os desafios existem, e quanto mais impossíveis, melhor! Para vencê-los, o treinamento e o raciocínio são fundamentais.

E para você, gamer, qual jogo tomou muito do seu tempo e qual estratégia você adotou?

@brunnoelias ainda não venceu o Eggman do Sonic 4.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!