Desktop Dungeons

Saudações pessoal! Depois de uma semana cheia de novidades da E3 voltamos a programação normal. E o assunto da vez aqui no Instituto Independente Interativo é o Desktop Dungeons, um puzzle estilo Roguelike que utiliza elementos de RPG. Se você ainda não conhece o gênero roguelike, vamos consultar nosso Dicionário Gamer:

Roguelike: Roguelike é considerado um sub gênero do RPG, onde os mapas normalmente são dungeons aleatoriamente criadas no inicio do jogo e a morte do personagem geralmente é permanente. Os gráficos eram predominantemente descritos com ASCII, contudo alguns jogos mais atuais já empregam belos gráficos em conjunto com o gameplay desafiador. O nome do gênero é uma homenagem ao seu precursor, um game do início da década de 80 chamado Rogue. Saiba mais sobre a história deste gênero no texto do site Burburinho

 

Criado pela QCF Design, Desktop Dungeons tem um gameplay desafiador com um mapa cheio de inimigos e com recursos escassos que devem ser usados com sabedoria para que no fim o personagem se encontre forte o suficiente para enfrentar o boss da dungeon.

Para se aventurar o jogador poderá escolher inicialmente entre 4 raças para criar seu personagem: Human, Elf, Dwarf e Gnome. Existem mais 2 raças desconhecidas para serem desbloqueadas. Depois da raça do personagem o próximo passo é escolher entre as 4 classes básicas disponíveis no início do jogo: Fighter, Thief, Priest e Wizard. Além das quatro classes iniciais existem ainda uma classe bônus e uma classe especial,  cada classe do jogo possui 2 evoluções para desbloquear.

Com o herói devidamente escolhido, resta apenas escolher o cenário para a aventura. O game oferece um mapa de tutorial, uma aventura simples onde todos os conceitos do jogo são explicados, e mais oito mapas com gameplay diversificados. Vários destes mapas precisam ser desbloqueados cumprindo certos requisitos do jogo.

Uma vez iniciada a aventura, o herói terá de enfrentar os monstros para evoluir e  por fim enfrentar o boss do calabouço. Neste percurso poderá se deparar por altares de várias divindades que oferecem poderes através de certas ações, por ítens e armas mágicas que tornarão o herói mais forte para poder enfrentar o boss. É possível encontrar também baús dentro da dungeon. E estes estranhamente precisam de dinheiro para serem abertos, como se fossem máquinas de venda do período medieval.

Desktop Dungeons é um jogo difícil e com bastante desafios, de gameplay simples mas que envolve muita estratégia! Recentemente na E3 foi apresentado uma nova versão do game, com gráficos bem atuais, diferente da versão Alpha Free lançada anteriormente. Esta nova versão já está como pré venda no site.

Ficamos por aqui essa semana. Comentem o que estão achando dos nossos estudos Independentes, indiquem jogos Indies, participem para que possamos apresentar bons jogos a todos os cidadãos que vieram morar aqui na cidade gamer!

 

Baixe a versão Free Alpha (Windows): Desktop Dungeons for Windows
Baixe a versão Free Alpha (Mac): Desktop Dungeons for Mac
Faça a pré compra da nova versão: Desktop Dungeons

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=8rAxBgnC0oQ’]

Post Author: Thyago Athayde

Namorado, gamer e nerd. Nomeado Secretário de Jogos Independentes da cidade gamer está sempre em busca de novos e bons jogos no cenário Indie. Provando que nem só de EA e Activision viverá um Gamer!