Fábrica Gamer – Abrindo as suas Portas


Olá, pessoal. Esta é o primeiro texto da coluna Fábrica Gamer. Aqui eu pretendo falar um pouco mais sobre a indústria de desenvolvimento de games, com foco em informar, você, leitor que tem interesse em entrar para essa área, mas não tem noção de como são as coisas ou até mesmo possa ter noção de que é um mundo surreal e inalcançável.

Como essa é a primeira coluna, vou falar brevemente de como é esse meio, para dar uma breve noção. Normalmente as pessoas imaginam que empresas de desenvolvimento de games devem ser cheias de profissionais trabalhando devido aos créditos dos games atuais. Realmente, os gigantes do mundo dos games, como Nintendo, Sony, Capcom, entre outras, fazem produções cinematográficas em seus jogos, o que envolve muitas pessoas. Mas aqui no Brasil existem empresas em que a equipe de produção não passa de meia dúzia de pessoas, desmistificando toda essa imagem.

Muitos podem não ter noção da existência dessas empresas. Atualmente as empresas do Brasil seguem bem o padrão de empresas de menor porte e focam seu desenvolvimento para dispositivos como telefones celulares e smart phones. Há também aquelas que prestam serviço para outras desenvolvedoras maiores, inclusive de fora do país. Claro que não temos empresas grandes de nome como muitas que temos no exterior. Esse conhecimento acaba ficando só na região onde elas estão localizadas ou com profissionais da área.

Sendo assim, aqueles que têm a ideia de juntar uns amigos e abrir uma empresa de desenvolvimento de games, isso é um sonho que pode se tornar uma realidade. Muitas empresas que existem hoje surgiram assim.

Importante frisar que não basta simplesmente ter a vontade de criar uma empresa de desenvolvimento de games. Para isso é necessário ter duas coisas: pessoas capacitadas para executar as tarefas necessárias para este fim e um mínimo de capital inicial para abrir uma empresa, algo um pouco custoso no país.
Nesta coluna eu vou dar dicas e explicar um pouco mais sobre o que é preciso para ser um desenvolvedor. Como funciona o mercado, quais os tipos de conhecimento para ter uma qualificação adequada, curiosidades, onde se podem achar cursos para a qualificação.

Secretário de Indústria da Cidade Gamer – Filho do comunicador Silvio Santos, o cargo de secretário não veio por indicação. Ele conseguiu a vaga, mas ainda esperamos o milhão prometido.

Compartilhe a Cidade

Comments

comments