Art Bible para jogos

Fábrica Gamer – Documentos, documentos e documentos parte 2

Olá, visitantes pixelados. Estamos com a Fábrica Gamer de portas abertas para recebe-los mais uma vez. Não notem essa papelada no chão, mas assim como na última vez, temos um monte de documentos rolando por aqui. Aproveitando que esses docs estão à mão, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, já que ele está diretamente relacionado com o papo da semana passada.

Um dos principais documentos do desenvolvimento de um jogo é o Game Design Document, também conhecido como GDD. Ele consiste de ter todas as mecânicas de jogo descritas. Esse documento deve ser escrito visando um ponto de vista mais próximo do jogador. O que tem no GDD é tudo aquilo que o gamer verá durante o jogo. Nós já falamos sobre esse doc em uma visita anterior à Fábrica.

Outro documento, que anda meio que em paralelo é o Technical Design Document, ou TDD. Ele contém grande parte do conteúdo do GDD, porém visto de um ponto de vista técnico. Aqui terão todos os funcionamentos das mecânicas para implementação. Este doc é mais utilizado pela equipe de programação, que fazem a implementação do que foi definido no documento.

Art Bible para jogos
Clique na imagem para ampliar

Assim como o pessoal de design tem o GDD e o de programação tem o TDD, aqueles que trabalham com arte também têm seu documento principal, que é a Art Bible (bíblia de arte). Aqui estarão as referências artísticas, concepts, imagens de personagens, cenários e objetos. É o guia usado pelos artistas para produzir a parte visual do jogo.

Na área de negócios, podemos dizer que o principal doc é o contrato. Quando fechando negócio com uma publicadora, por exemplo, o contrato irá definir todos direitos e deveres de ambas as partes e é importante para proteger a desenvolvedora, que costuma ser o lado mais fraco da corrente. O contrato deve ser revisto por alguém que entenda de legislação, portanto, fale com o advogado.

Documento de gerenciamento de projeto é importante para a área gerencial. Assim como outros softwares, games são projetos grandes de desenvolvimento de um programa e que geralmente envolvem muitos recursos. É fundamental que o gerente do projeto tenha um documento para ajuda-lo a controlar todas as tarefas e pessoas envolvidas, bem como cronogramas. 

Gerencia de projeto de jogo
Clique na imagem para ampliar.

Para finalizar, mas uma parte desta história é o lado financeiro. Aqui é necessário um documento de planejamento financeiro, que pode muito bem ser uma planilha. É fundamental controlar as entradas de recursos financeiros para saber em que momento gastar durante o desenvolvimento, para evitar que chegue em algum ponto e o projeto pare por falta de recursos.

Bom, vamos ficar por aqui hoje. Espero que tenham gostado. Ao saírem, por favor, cuidem novamente para não pisarem nos documentos espalhados pelo chão.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!