Fábrica Gamer – Editando Level

 Aproveitando que estamos em julho, o mês de descanso, eu dei férias para todos os funcionários da Fábrica Gamer. Só ficamos os voluntários para receber os cidadãos pixelados que vem nos visitar. Aproveitando esse clima vamos falar de algo interessante para fazer nessa época. Falarei sobre jogos com editores de level que permitem que o próprio jogador crie suas fases.

Com certeza você já pegou algum jogo e fuçando nas suas opções achou um modo de level creation. Pode ser que isso não tenha lhe chamado a atenção, mas garanto que chamou a atenção de outra pessoa, interessada em criar seus próprios estágios em um game. Na verdade esses podem são excelentes laboratórios para aqueles que desejam ser level designer, ou mesmo game designer, pois é preciso começar como desenhista de níveis antes de se tornar o desenhista de jogo de uma empresa.

Um jogo muito antigo que permite a criação é o King’s Valley II, um jogo de MSX que foca em resolução de quebra-cabeças. Você deve coletar as esferas douradas espalhadas pelo cenário para abrir a porta que dá acesso à próxima fase. Com o editor você pode criar seus próprios puzzle e desafiar os seus amigos a resolverem. Hoje em dia é difícil achar um MSX e o jogo para poder fazer isso, porém você pode procurar um emulador e usá-lo para fins de estudo de level design.

 Outro jogo é o clássico Age of Empires. Ele permite que seus cenários para que possa fazer suas próprias batalhas. Achou que faltou alguma batalha histórica no modo campanha? Ou acha que pode chamar uma representação da Guerra de Tróia melhor? Sinta-se a vontade para fazer sua própria versão e curtir um mapa feito por você mesmo.

 Por falar em RTS, isso me lembra- Warcraft, que também tem o seu editor. Para você que é fã da série de sucesso da Blizzard, aproveite e faça seus cenários para colocar em combate as raças que mais gosta. Você até mesmo praticar para tentar no futuro enviar o seu currículo para a empresa em quem sabe ser contratado. Nunca se sabe como será o futuro.

 Agora vou falar de um jogo de uma série que sou fã. O próximo jogo é Mega Man Powered Up (Rockman Rockman no original japonês). Para você que gosta da série é sua oportunidade de fazer sua própria fase dessa série que é conhecida por ter sua dificuldade. Achou muito difícil os estágios desse jogo? Faça um mais simples. Achou que a dificuldade não foi o bastante e quer fazer um nível mais difícil do que havia no NES? Sinta-se a vontade.

 O último que vou sugerir aqui é o famoso Little Big Planet. O jogo do PlayStation 3 tem o foco exatamente na criação de cenários. O modo story do game serve apenas para apresentar as possíveis mecânicas e para você coletar os objetos e materiais que usará no modo de criação. O jogo permite distribuir os levels que você criou os jogadores do mundo inteiro conectados pela rede. Da mesma forma você pode jogar os estágios feitos pelos outros e interagir com eles, dando notas para os autores e suas criações. Lembrando que Little Big Planet possui o 1 e 2, sem contar a versão exclusiva de Move e também a versão para PSP.

 Meus caros visitantes, espero que eu tenha estimulado vocês a brincarem um pouco com level editor. Existem outros jogos que possuem essa ferramenta. Aqui foi uma pequena amostra. Divirtam-se nas férias criando suas próprias fases em seus jogos favoritos.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!