Grafico Game Pace

Fábrica Gamer – Game Pacing

Grafico Game Pacing

Olá, pessoas. Estamos com mais uma Fábrica Gamer de portas abertas para a sua adorável visita. Estamos em processo de reavaliar o ritmo da visita feita em nossa querida indústria. Isso é uma coisa bem importante. Talvez vocês nunca tenham parado para pensar, mas esse é um aspecto de um jogo de video game muito importante e chama-se Game Pacing.

Esse é um aspecto de um game que é responsabilidade do level designer. Quantos construindo as fases, é importante dividir os diferentes elementos para que o jogador não fique entediado ou frustrado tendo o mesmo tipo de interação por muito tempo. Existem diversos tipos de interações que o jogador pode ter. Temos confrontos com chefes, batalhas contra inimigos, seja aqueles em que você só consegue avançar no jogo quando derrota todos ou seja aqueles que você pode ignorar e seguir adiante. Também temos as cutscenes e seções de exploração, entre outras coisas.

Sendo assim, ao criar um jogo é necessário fazer uma distribuição de todos os elementos de uma forma equilibrada entre eles, dando ao jogador uma sensação de variabilidade. Esse é uma característica do game que é invisível ao jogador, mas que se estiver mal feita ele notará que algo o incomoda. No exemplo abaixo temos distribuição de um jogo com uma intro, uma cutscene para mostrar algo da história ou uma mecânica nova. Depois temos uma missão principal, seguida de pequenas missões randomicas e depois temos novamente uma missão principal e depois mais missões randômicas.

Dando ritmo ao jogo
Clique na imagem para ampliar


            Espero ter dado uma idéia para vocês desse assunto que é muito importante quando estamos criando um jogo. Para aqueles que almejam serem Level Designers, ter conhecimento e controle dessa técnica. Era isso por essa semana, pessoal. Até a próxima.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!