Fábrica Gamer – PRATICE: Game Design In Detail

Sejam bem-vindos a mais uma visita na nossa querida Fábrica Gamer. Eu acabo de voltar de um evento da indústria de games e achei que seria interessante falar um pouquinho sobre esse tipo de evento aqui com vocês. Porém não vou falar de feiras consagradas como E3, Gamescon e Tokyo Game Show, que provavelmente vocês conhecem bem.

O PRATICE é um novo evento anual de games voltado para game designers. Ocorrido ne Nova York entre os dias 28 e 30 de outubro deste ano. Com o subtítulo de de “Game Design In Detail”, ele visa abordar temáticas dessa área que é a mais crítica dentro do desenvolvimento de jogos digitais, mas que é a menos entendida. Eu já falei um pouquinho sobre design de jogos aqui na Fábrica Gamer.

Reuniram-se no PRATICE alguns nomes importantes que aqueles que almejam trabalhar como game designers devem conhecer: Steve Gaynor, level designer senior de BioShock Infinite; Chris Trottier, diretora criativa da Zynga (sim, a empresa do FarmVille); Reiner Knizia, célebre designer de jogos de tabuleiros.

Palestra sobre game design
Clique na imagem para ampliar.

Houveram várias palestras feitas pelos citados acimas e outros grandes desigerns. Porém o auge do evento foi a sessão “Open Problem Session”, em que os game designers que estavam participando podiam, em poucos minutos, expor os problemas de design que estão tendo e então os demais podem ajudar dando sugestões e idéias. Esse tipo de interação é certamente a melhor, principalmente para esse tipo de profissional. O trabalho de um designer de jogos é baseado em idéias e poder trocá-las com outros profissionais da área é algo que um ganho pessoal sem precedentes.

Seria interessante se no país tivéssemos bastante desses eventos em que pudéssemos trocar idéias e experiências, mas como a indústria no país ainda está começando, isso é meio raro. Quem sabe no futuro teremos vários grandes eventos do tipo.

Game Design de Street Fighter
Clique na imagem para ampliar.

Mica dica antes de terminar esse texto é que os futuros game designers procurem outras pessoas da área e troquem idéias, exponham seus problemas e dêem dicas que coisas que já aprenderam. Para quem quiser dar uma lida, confiram a resenha de Keith Burgun no site destructoid.com, em que ele fala sobre a participação dele no PRATICE. E até semana que vêm, pessoas.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!