Área conceitual

Fábrica Gamer – Profissionais Parte 1: Área conceitual

Área conceitual

         Sejam bem-vindos mais uma vez à uma visita aqui na Fábrica Gamer. Aproveitando essa vinda de vocês, quero falar de um assunto hoje sobre profissionais. É verdade que já falamos um pouco das profissões em cada uma das áreas do desenvolvimento de jogos: design, arte e programação. Mas hoje vamos ver os profissionais sobre um ponto de vista diferente.

            A primeira coisa que precisamos saber é que em cada área existem aqueles que têm as ideias e aqueles que colocam as ideias em forma concreta no jogo. O pessoal que pensa nas coisas que terão no game são os profissionais da área conceitual, ou podemos também chamar de área criativa. É com eles que o jogo começa, pois são eles que vão dar o pontapé inicial do desenvolvimento.

            A parte de design é muito conceitual, pois é onde o game designer fará a criação das mecânicas do jogo. Mesmo com a criação do GDD, que é um dos artefatos do desenvolvimento de um game, ainda é um trabalho muito de conceitos e ideias. Não apenas isso, mas o profissional da game design vai influenciar diretamente na parte conceitual de outras áreas.

          O profissional que trabalha com arte, não necessariamente trabalhará com toda parte artística. No alto escalão, temos o diretor de arte que fará o controle de tudo o que for produzido nesse setor do desenvolvimento. Mas não apenas ele trabalhar com a parte criativa. O artista conceitual é alguém que faz apenas os chamados concepts arts, que serão usados futuramente pelos modeladores.

Conceito de level
Clique na imagem para ampliar

           Até mesmo na programação, temos os profissionais que não programam. Da mesma forma que na arte, temos uma parte de direção aqui que fará a supervisão e a coordenação do trabalho do pessoal que “coloca a mão na massa”. É esse pessoal que tem em mente como toda a programação funciona para poder juntar o que foi desenvolvido por cada um depois.

            Por hoje é só, pessoal. Queria dar essa visão para vocês dessa área do desenvolvimento. Espero que tenha sido uma boa novidade para vocês. Pretendo continuar a falar com vocês sobre as outras áreas que envolvem os demais profissionais. Espero vocês lá.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!