Fábrica Gamer – Quebrando a cabeça com puzzles

Caros visitantes, sejam mais uma vez bem-vindos à Fábrica Gamer. Ainda estamos na bagunça aqui com as pinturas da última semana. Mas tivemos que para aqui para tentar resolver alguns quebra-cabeças em criar puzzles em jogos. Para darmos uma descansada, que tal pegarmos uma referências de puzzles diferenciados de alguns jogos famosos.

Vamos começar falando então de Portal. Este é um game cujo foco é resolução de puzzles. O aspecto diferenciado dele é que os quebra-cabeças usam a mecânica dos portais. Você deve criar essas aberturas no espaço para entrar em um ponto para sair em outro ponto distante de uma sala. Também isso se aplica aos objetos, que podem ser lançados em um portal e sair em outro. Alguns puzzles também se utilizavam da física, onde o jogador podia se aproveitar da velocidade gerada em uma queda para sair por ouro portal e ser arremessado mais longe. Esse jogo faz o jogador pensar bastante.

Outro game que também força o cérebro é Braid. Aqui ao invés de distorcer o espaço, mexe-se com o tempo. Com apenas uma tecla, o jogador pode fazer o tempo voltar, sendo que tudo retrocederá: personagem, inimigos, objetos do cenário. Claro que a primeira vista isso pode fazer o jogo parecer fácil, porém como ele foi construído com essa lógica, errar e aprender com os seus erros é uma mecânica constante durante o gameplay.

O último jogo que quero falar aqui é brasileiro e que tive o prazer de participar do desenvolvimento: Gravity World. A mecânica usada nele para a construção e resolução de puzzles é baseada na troca de gravidade. Em determinados momentos o personagem está normal, em outros ele é puxado para cima, tornando o teto o seu novo chão. Isso é outro tipo de mecânica, que assim como os anteriores causa um tipo de estranheza com o raciocínio padrão que temos.

gravity world

Bom, fico por aqui deixando esses puzzles diferentes para vocês darem uma pensada sobre o assunto. Antes de partir quero deixar um grande abraço para o pessoal do site Abrindo o Jogo, onde tem bastante material sobre desenvolvimento de jogos. Até semana que vem, pessoal.

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!