Quem é o Sound Designer

Fábrica Gamer – Sound Design Parte 2

Olá, meus queridos visitantes da nossa Fábrica Gamer. Estava aqui esperando por vocês ouvindo uma bela melodia ao fundo. Isso lembra um outro assunto que já foi abordado aqui em outra visita de vocês, que é o Sound Design. Aproveitando o clima e a música em background aqui, vamos continuar falando desse assunto.

Hoje eu quero falar um pouquinho mais do profissional que trabalha com essa área, o sound designer. Para quem quiser seguir essa área é importante e fundamental que a pessoa entenda de composição de som. Não basta gostar de ouvir as músicas de games e querer fazer músicas para os mesmos. É importante ter um conhecimento prévio, normalmente como compositor. É uma área em que no Brasil é difícil de econtrar esse profissional e é um estímulo para aqueles que querem trabalhar com som, pois muitas empresas precisam desse tipo de serviço.

Quanto mais entender de som e composição, melhor esse profissional será, pois ele consiguirá fazer um melhor uso das ferramentas e mesmo das limitações que lhe são apresentadas. Por exemplo, na primeira coluna sobre o assunto, eu mencionei sobre Donkey Kong e Enduro do Atari, que possuem sons irritantes. Porém mesmo no Atari é possível superar as limitações e fazer um trabalho de som que seja satisfatório, como o game Bob Is Going Home.

Para quem quer uma referência do trabalho como sound designer de modo profissional, eu deixo como referência uma empresa que foi mencionada no podcast do site Abrindo o Jogo, que é a Cleffbits. Essa é uma empresa criada por um brasileiro e que é é especializada em serviços de sound design para video games.

Além de ter referências de outros profissionais na área de jogos, é importante que o designer de som tenha boas inspirações vinda da música. Não apenas de videogames. Sabemos que hoje em dia os games absorveram várias características da indústria do cinema e isso incluiu o som. Por exemplo, uma boa referência de um grande compositor seria o John Willians que faz trilhas sonoras famosas como Star Wars e Tubarão.

 

Alguns podem pensar que a música acaba sendo um fator que tem uma importância menor dentro do jogo, mas em alguns games a música é uma parte tão fundamental da experiência que seria impossível imaginá-lo sem aquela trilha. Um bom exemplo disso é o jogo Flower para PS3. A música aqui é um dos fatores que mais tem importância para a emoção.

O sound designer é um profissional que é responsável por mexer com as emoções do jogador. Se o seu trabalho é bem feito, ele consegue tocar a pessoa que está jogando. Se você já jogou Red Dead Redemption, deve lembrar da música quando se está cavalgando no México.

Bom, o papo está bom, mas vamos continuar esse assunto em uma próxima visita. Ficamos por aqui essa semana e voltaremos com mais informações na próxima. Aguardem.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!