Obama nos video games

Fábrica Gamer – Tipos de jogos 3: Advergame

Olá, meus caros visitantes pixelados. É bem vê-los novamente aqui na Fábrica Gamer. Nos dois nossos últimos encontros nós conversamos um pouco sobre os jogos AAA e os indies. Para finalizar esse papo, vamos falar então dos jogos de anúncio, os advergames.

Para começo de conversa, esse tipo de jogo é feito com um objetivo de marketing. Ele é criado para ajudar a vender uma marca e/ou produto. Basicamente ele é uma propaganda para algo. Esse tipo é jogo é muito comum no mercado brasileiro nos dias de hoje, porém esse conceito já vem desde que os videogames existem. Um exemplo extremamente antigo é o jogo Pepsi Invaders para Atari, que é um jogo engraçado por ser uma versão de Space Invaders em que o jogador deveria atirar nas letras da Pepsi.

Podemos dizer que o crescimento dos advergames se deve ao fato que o número de jogadores cresceu muito nos últimos tempos, principalmente com os jogadores casuais. Sendo assim, passou a ser um grande negócio tentar fazer a propaganda da sua marca em um jogo e atingir todo esse público.

Podemos dizer que existem dois tipos de advergames: o primeiro deles, que é muito produzido aqui no país, são os jogos que são feitos com uma temática para o produto do cliente. Por exemplo, o ótimo jogo da geração 16 bits, Cool Spot, é um jogo onde você joga com o ponto vermelho do logo da 7Up, um refrigerante dos Estados Unidos.

Outro tipo de jogo é o jogo que coloca a marca ou produto dentro do contexto do jogo. Os melhores exemplo são os jogos de esportes, onde existem outdoors dos patrocinadores, como em estádios de futebol e pistas de corrida. O objetivo aqui é tornar o jogo mais real tendo um anúncio real e fazer a propaganda, colocando essa marca na cabeça do jogador que está imerso naquele jogo. Até mesmo propagandas de campanha de Obama já vincularam dentro de jogos.

Obama nos video games

Bom, espero ter introduzindo o assunto e apresentado o conceito para quem ainda não conhecia. Antes de me despedir, deixo aqui a dica de conferirem mais sobre o assunto no podcast do Abrindo o Jogo sobre o assunto.  Na próxima visita voltaremos com outro assunto. Até mais.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!