Fábrica Gamer – Trabalhando com Arte parte 4

Bem-vindos à nossa querida Fábrica Gamer. Estamos de volta à nossa reforma aqui, terminando com a nova pintura. Já que estamos envolvido nisso, vamos terminar então nosso papo sobre arte, fazendo mais algumas considerações sobre esse belíssimo trabalho nos games.

Gostaria de começar essa conversa mostrando a vocês uma referência com relação à arte. Eu já falei outras vezes sobre essa empresa, mas acho que nunca é demais. A Aquiris além de desenvolver games, faz sempre produtos com uma grande beleza gráfica. Vocês podem observar pela lista de jogos no site deles. Além disso existem os jogos para Facebook que se destacam também pela bela arte, como o Fim da Picada. É importante ressaltar que é uma empresa do sul do país, logo, é possível se trabalhar com arte em games no Brasil em um nível profissional.

Arte do jogo Fim da Picada da Aquiris
Clique na imagem para ampliar


Como eu já mencionei sobre as diversas áreas do desenvolvimento de jogos, a parte de arte também se divide em várias sub-áreas. Um delas que quero mencionar essa semana é a parte de concept. O profissional que faz essas parte é responsável por apresentar para o produtor e/ou cliente idéias de como personagens, cenários e outros elementos.

Tudo está interligado, portanto mesmo a pessoa que faz o concept não cria do nada. Ele normalmente recebe do diretor de arte qual o estilo artístico que deve aplicar no seu trabalho. Eventualmente ele recebe mood-boards, que são quadros que passam o “humor”, o “feeling” da cena (já mencionada na parte 2 do assunto). Consequentemente os concepts serão usados para criar os modelos dos personagens e objetos do jogo que está sendo criado. Fica aqui a dica para quem se interessa por arte e games que essa área de concepts é algo que tem bastante mercado no país, pois não é um profissional que tenha em grande quantidade.

Concept de Personagem
Clique na imagem para ampliar

Bom, por hoje é só, pessoal. Voltaremos com mais assunto para conversar na próxima visita.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!