Gamer Vocacional 03 – Cirurgiões

A área de Humanas não é a sua praia?! Você acha que a parte de Biológicas é mais interessante?! Talvez medicina? Quem sabe se tornar um cirurgião?! Olá eu sou o Rodrigo Naga e esse é mais um Gamer Vocacional com a profissão de Cirurgião e o jogo Trauma Center.

É… nosso amigo o dicionario fala que cirurgião é:

Cirurgião: sm (lat med *chirurgianu)

  1. Aquele que exerce a cirurgia; operador.
  2. pop Médico.
  3. Ictiol O mesmo que acanturo. Fem: cirurgiã. Pl: cirurgiões e cirurgiães.

Um cirurgião, que é uma especialização da profissão de Médico, é o profissional preparado para fazer cirurgias na sua área de atuação. A cirurgia é uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente. Ele pode ser um especialista em qualquer área da medicina e é de sua responsabilidade orientar os pacientes no decorrer da situação. Pré-operatórios, analise de exames, a própria cirurgia e por fim acompanhar a recuperação do pós-cirúrgico do seu paciente.

No nosso jogo, o jovem Dr. Derek Stiles é um cirurgião geral que irá lhe dar com os mais diversos tipos de traumas cirúrgicos. Essas cirurgias de trauma (entendendo-se aqui trauma como toda lesão corporal causada por queda, capotagem, colisão ou ferimentos por armas brancas ou de fogo) são um dos focos do jogo, além da excelente historia e do desafio de usar a caneta Stylus ou o WiiMote (Wii Remote) para os diversos procedimentos.

Logicamente as ações: sutura, remoção de tumores, cortes com bisturi e outras, são simplificadas, a própria produtora do jogo fala que você não vai ser um cirurgião apenas jogando esse jogo! Trauma Center tem diversas continuações, no DS e no Wii e cada um deles dá um novo desafio e mudanças na historia que fazem dele uma franquia muito interessante.

Como no mundo real, o nosso Dr tem uma equipe, no caso uma enfermeira, que dará dicas pra ele do que fazer, do que está acontecendo com o paciente e de como proceder em certas partes da operação. Então muitas vezes é bom prestar atenção nas falas dos personagens que vão ajudar, só pular a historia vai fazer o jogo um pouco mais difícil. Além disso existem algumas habilidades, conforme o jogo e a plataforma, que não existem na vida real, mas isso é vídeo-game então, aproveite a facilidade!

Para ser um médico cirurgião, antes de tudo, é necessário diploma de medicina ( ORLY?! YEAP!). E isso normalmente demora 5 anos. Posteriormente deve ser feita uma especialização com ênfase em cirurgia na área da medicina que o profissional deseja atuar, com residência em hospitais e institutos especializados que leva de 2 a 4 anos, sem contar o tempo a mais para especializações, como plastica, cardiovascular, neurológica, etc…

Bem, por fim temos duas menções honrosas de jogos médicos:
1- O melhor jogo de medicina de todos: Dr. Mario, que ensina que você precisa se entupir dos remidos corretos pra ficar melhor se não você vai morrer! (Não se automedique NUNCA! Procure um profissional correto!)
2- House MD Game: Já coloca você no meio da serie medica conhecida e os puzzles são um pouco diferentes, muito mais relacionados a diagnósticos das doenças e tudo mais.

Bem, esse foi mais um Gamer Vocacional para vocês! Criticas, Sugestões, Duvidas, Pedidos de Profissões, escreve ai nos comentários! Esse é o Rodrigo Naga da Secretaria de Trabalho da Cidade Gamer dizendo, até o próximo jogo!

Compartilhe a Cidade

Post Author: Rodrigo Naga

Jogador Old school, casado com uma gamer casual e dono de um gato hardcore! Atualmente na secretaria do trabalho da Cidade Gamer