Gamer Vocacional 14: Um jogo, uma foto

Sejam bem vindos a mais um Gamer Vocacional! Sim começamos a semana com o melhor das profissões nos games e hoje vamos partir para uma pequena mudança na coluna. Não se preocupem, ainda vamos falar de profissões do nosso mundo nos games, mas a diferença será na maneira abordada. Para dar um exemplo, hoje vamos falar um pouco sobre fotógrafos. Então prepare sua câmera, tenha baterias, carregue o filme e vamos nessa!

Antes de qualquer coisa, vamos falar um pouco da profissão de fotografo e algumas relações com outras profissões. É importante salientar que inicialmente, muitos acreditam que por ser uma profissão de livre-formação, ou seja, não possuir uma faculdade especifica, a profissão era algo muito aberta e qualquer um poderia ser um bom fotografo. Afinal muitos dizem que você precisa de sensibilidade, criatividade, uma boa visão e uma câmera ao seu lado.

Bem, se fosse assim, poderíamos dizer que ser fotografo é quase igual a ser publicitário! (quer saber sobre isso? Clique aqui) Oras e qual é a diferença? Diploma universitário para uma e outra possuir apenas cursos de tecnólogo?! Não digo que seria isso ou seria burrice, mas não digo que estas profissões não tem algo em comum.

Vamos usar um pequeno jogo para entender isso… O clássico jogo de fotografia: Pokemon Snap!

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=GUdrUCmxDPw&feature=youtu.be&t=5s’]

Este jogo para o Nintendo 64 foi o primeiro que foi para o 3D saindo do game boy, em 1999. O jogo consistia em tirar fotografias dos pokemons enquanto você passeia em um carrinho. Uma mecânica aparentemente simples né?! Assim como parece simples tirar fotografias. Só que existem truques, manhas e jeitos certos para conseguir as melhores fotos. Por exemplo, se você tirar uma foto cortada ou mesmo se estiver pequena você não consegue um bom pagamento.

Então se você quiser vender bem seu trabalho em Pokemon Snap, é bom você dominar bem o controle e a câmera!

A seguir vamos falar um pouco sobre fotojornalismo com o nosso amigo Frank West de Dead Rising! Contudo antes vamos entender um pouco de fotojornalismo, não acham?!  Pense que a fotografia não é só usada para vender, mas sim para analisar informação, criar ou modificar tendências de opinião, denuncia e bem, vocês entenderam. Pesquisando e conversando com alguns amigos o ponto importante para ser um foto desta área é que ela tenha um valor jornalístico! (Falaremos disso em outro gamer vocacional!)

dead rising zumbi photo
Olha o bafinho na camera...

E o que Frank West tem haver com este tipo de foto?! Vamos olhar um pouco a historia do nosso amigo. As fotos de Frank, no final, têm dois objetivos: um deles é ganhar mais prestigio e com isso mais experiência e descobrir a verdade sobre um ataque zumbi!

Logicamente que existem outros tipos de fotógrafos e fotografias, aqueles que se souberam um pouco mais sobre psicologia, sobre historia e outros cursos você também consegue usar isso, seja em locais históricos para usar em mapas, guias turísticos, às vezes em casamentos, às vezes um combinado dessas coisas… Como em Fatal Frame!

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=9czbIFtje3o&feature=youtu.be’]

Aqui temos um momento em que as fotos são a sua melhor e única solução! Saber usar o filme certo, nos momentos certos ou às vezes entender no que e pra que tirar a foto! Esta serie de jogos, também conhecida como Project Zero e iniciada em 2001, tentou modificar um mercado de jogos survival horror usando a fotografia como arma. Se você não conseguisse tirar uma boa foto, o dano causado nos oponentes era reduzido…

Sim é bem difícil comparar um game de terror, suspense e tudo mais do que o cara que vai tirar foto do casamento… ou não! As mecânicas de tirar fotos da grande maioria dos jogos têm influencia no primeiro que nós comentamos, ou seja, se você curte uma foto ou um bom momento para fotografar dentro dos jogos, Pokemon Snap!

Bem este foi mais um gamer vocacional, em um novo formato, de um novo jeito. Se você curtiu, ou tem alguma experiência que quer compartilhar, manda uma foto, comenta ai embaixo! Se você não gostou pode falar viu! Aqui na cidade gamer, a secretaria de trabalho quer o seu melhor! Este é o Rodrigo Naga dizendo até o próximo jogo!

 

Compartilhe a Cidade

Post Author: Rodrigo Naga

Jogador Old school, casado com uma gamer casual e dono de um gato hardcore! Atualmente na secretaria do trabalho da Cidade Gamer