Co-Op: 2 players offline

Jogando com a família

Caro gamer.

Hoje faço um pedido: convide a pessoa aí ao seu lado para jogar um pouquinho. Deixe o sistema online para depois e partilhe a incrível experiência de elaborar estratégias a dois controles offline.

Do off para online

Houve uma época em que era normal ligar dois controles no videogame e chamar a galera, ou mesmo colocar um Final Fight no Snes, chamar um grande amigo e desafiar: vamos terminar isso sem usar um continue. Mais incrível ainda foi terminar Streets of Rage com um amigo sem perder uma vida! Tudo isso offline.

Sob a bandeira da conectividade e experiências partilhadas, os sistemas para jogatina online acabou por tornar os games mais individuais, seja por competição ou diversão. É cada gamer em sua casa, com um headset, jogando com pessoas conhecidas (ou não). É uma forma a se experimentar. Eu mesmo tenho grandes amigos no Brasil, EUA e Japão, que eu nunca vi, mas que enfrentamos importantes desafios juntos, principalmente em Lost Planet 2 e Demon Souls (esse foi memorável). Mas recentemente pude voltar a experimentar a inocência do offline.

Little Big Planet 2

Esse Pequeno Grande Mundo

Conhece o game Little Big Planet?! Se não, corra para lembrar como é jogar videogame com a inocência de um Super Mario ou Donkey Kong, em um cenário colorido, mas cheio de desafios do tipo puzzle. E isso fica ainda melhor jogando a dois offline.

O game é baseado em uma sequência de quebra-cabeça e vários itens escondidos pelos cenários, e ainda conta com um completo sistema de customização de personagens. A dois é possível vencer os desafios de variadas formas, além de montar bonequinhos bizarros e enfrentar os vários níveis disponíveis no modo offline.

Presencialmente você pode conversar com o player 2, elaborando as formas de vencer os desafios e rir dos muitos acidentes que acontecem durante as fases. É possível comparar com duas crianças soltas em um grande lugar aberto, sem limites e sem risco de acidentes graves. Inocente e desafiante.

Separe um momento para ficar off

Com tanta conectividade disponível atualmente (eu mesmo estou online e móvel quase o tempo todo), às vezes quero desligar tudo e lembrar de como era reunir a galera na frente da TV, celebrando o videogame, e vencer em jogos de luta, corrida, futebol (sou péssimo), beat’em up, navinha ou formar um banda.

Não sou contra o online, mas sim a favor de termos momentos offline, com pessoas de carne e osso (e com cérebros) para dividirmos essas vitórias.

@brunnoelias desafia qualquer um, a qualquer momento, para jogar um Mortal Kombat em duplas (offline!).

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!