iPhone, iPod e iPad

Pixel in Hand Round 01 – Espadas Portateis

TIME TO PLAY THE GAME! Sejam bem vindos moradores pixelados a mais nova coluna semanal da sua Cidade Gamer! Está é a Pixel in Hand, e eu sou o Rodrigo Naga, trazendo pra vocês informações, reviews, aplicativos, e outras coisas referentes a portáteis. Aqui nós vamos discutir de tudo um pouco sejam jogos, aplicativos, funções, valores e tudo mais no que se refere a este universo. Para começar essa coluna vamos falar de um lançamento de um port para o sistema IOS – ipads/iphone/ipods – um jogo que marcou época e gerou uma das series de luta mais interessantes de todos os tempos…

iPhone, iPod e iPad

Soul Calibur foi lançada originalmente em 1998 para arcades, continuação direta de Soul Edge. Os gráficos e a trilha sonora marcante foram apenas alguns dos elementos que se destacaram e fizeram este jogo ser um sucesso. O grande diferencial desta seria era seu incrível sistema de movimentos 8 – way run. Este sistema fazia com que o personagem pudesse se movimentar nas oito direções do controle apenas segurando a alavanca na direção que você quisesse.

Hoje pode parecer uma coisa simples, mas na época isso era o diferencial total das outras series de jogos em 3D que você só possuía na verdade 3 direções para se movimentar – normalmente baseado em esquivas e rolamentos. Logicamente que existiam outros aspectos do gameplay que foram impressionantes como a Guarda Ofensiva, que podemos chamar de defletir um ataque do oponente no momento do ataque dele, e por fim um sistema de combos que se você conseguisse incluir um golpe antes do oponente se recuperar por completo era possível efetuar uma rápida sucessão de ataques nele.

Com todas essas mecânicas Soul Calibur se tornou um jogo épico em sua época e hoje nas versões de consoles já estamos indo para o quinto jogo. Depois de quase 14 anos temos um port realmente interessante para o sistema IOS. Você se pergunta, quão bom é este port?! Bem agora vamos ao que viemos aqui!

 

 

Como pode ser visto no vídeo acima, os Gráficos em alta definição tem uma qualidade incrível, graças ao Retina Display, e honestamente o framerate do jogo é bem estável, enquanto jogava ele possuía a mesma qualidade e suavidade mesmo com muitos efeitos de luz na tela. Em seguida vem a pergunta que muitos fazem em jogos deste tipo: E os controles?

iPod, iPad, iOS
Os controles... Eles funcionam!!!

Normalmente os controles são sempre um dos piores aspectos neste tipo de jogo, mas aqui tiveram um cuidado muito bom, fazendo que o diferencial da serie se mantivesse, o local e a opacidade pode ser alterada deixando você com uma visão melhor do jogo. Neste aspecto ter jogado no ipad fez uma certa diferença pra mim, devido ao tamanho da tela, porém não tive problemas ao testar em um ipod.

Os modos de jogo são aqueles mais básicos mesmo: Arcade, Time Attack, Survival, um Extra Survival e Practice – que apesar de não parecer é legal usar no inicio só pra acostumar com os controles – e o Museum que serve para ver 2 computadores efetuando uma luta de exibição. Infelizmente alguns dos modos mais interessantes que existim nas outras versões não estão mais aqui: Missions e o Team Battle. O jogo ainda possui interação com o Game Center nos leaderbords para o Time Attack, Survival e o Extra Survival além claro de 11 Achivements para serem desbloqueados.

Um dos pontos que mais me deixou triste com este port foi a falta de um modo multiplayer. Uma das coisas mais legais da serie Soul Calibur é que ela é muito aberta, seja para o jogador novo que só sabe apertar 2 botões ou para o jogador mais hardcore que usa das estrategias e de toda a jogabilidade que o game oferece.

iPhone, iPod e iPad
São 19 Personagens

 No geral eu recomendo este jogo se você é um fã/curte muito a serie Soul Calibur e tava com vontade de um jogo de luta novo no seu iphone/ipod/ipad. O preço de lançamento dele com 20% de desconto pode sim afastar muitas pessoas: 11,99 Obamas, mas é um app universal, ou seja você pode jogar em qualquer um dos dispositivos.

Bem senhores, este foi o primeiro Pixel in Hand, espero que tenham gostado. Criticas, sugestões, jogos ou aplicativos que vocês queiram um reveiw coloquem ai embaixo nos comentários, no facebook da Cidade Gamer ou mandem pelo twitter!

Clique aqui para comprar o jogo para iOS

Compartilhe a Cidade

Post Author: Rodrigo Naga

Jogador Old school, casado com uma gamer casual e dono de um gato hardcore! Atualmente na secretaria do trabalho da Cidade Gamer