Guia MineCraft

Com seus gráficos pixelados e sua jogabilidade fácil e dinâmica, o MineCraft, apesar de tal simplicidade, vem “desconstruindo” o preconceito de certos jogadores que acreditam que um jogo para ser considerado bom, precisa de gráficos impecáveis. Mesmo não estando pronto, Minecraft bateu a marca de 2.000.000 de licenças vendidas, pouco depois da sua atualização para a fase Beta 1.5, atraindo a atenção de todos. Marcus Persson (Notch), o criador do jogo, anunciou que sua previsão para o lançamento oficial do Minecraft é para o dia 11/11/11. Mas avisou também que, após o lançamento “oficial”, os players ainda contarão com diversas atualizações e novidades!

Projeção das Versões do Minecraft : (Classic>Indev>Infdev>Alpha>Beta)

Criada usando Minecraft
Paisagem

O Que é MineCraft?

Minecraft é um Sandbox Construction Game onde a criatividade e a curiosidade do jogador são estimuladas o tempo todo.

Em seu lado Creative, o jogador constrói cidades imensas, navios pirata, naves espaciais, pixel arts, desenhos tridimensionais, castelos, casas, dentre milhares de outras coisas, tendo acesso ilimitado pelo inventário aos diversos tipos de bloco .

Em seu lado Survival/Survival Multiplayer(SMP), os jogadores  devem sobreviver aos diversos tipos de criaturas, à fenômenos climáticos como chuvas com ou sem raios (podendo atingir mobs e árvores) e nevascas, construir bases e abrigos, explorar minas repletas de monstros, coletar minérios, madeira, pedras preciosas, dentre outros materiais vitais para seu desenvolvimento e sobrevivência no jogo.

A dificuldade do jogo pode ser ajustada para Peaceful, Easy, Normal ou Hard.

Criada usando Minecraft
Pixel Art

 

Minerando e Forjando:

 

Ao criar um novo mundo (modo Survival/SMP), o jogador é colocado em um local qualquer deste ambiente INFINITO e ÚNICO que, é INTEIRAMENTE constituído por BLOCOS sendo que, este é gerado através de cálculos algébricos que diferenciam biomas, altitudes, montanhas, vales, mares, praias, lagos, cavernas, dentre outros elementos.

Cavernas que por sua vez são obscuras e que geralmente unem-se formando canais subterrâneos imensos e interligados entre si, cheios de monstros, caminhos a serem tomados e dungeons (“quartos” que contem um spawner de monstros hostis no meio e alguns baús com materiais raros) . Nas cavernas podem ser encontrados também Mobs raros, como os Slimes.

Antes de sair por ai explorando, realize pelo menos os primeiros Achievements (Conquistas) do jogo que servem de guia para os jogadores iniciantes, (Ex: Colete madeira, abra o inventário, etc). Eles se tornam complexos ao decorrer do jogo. E mais são adicionados a cada atualização. Depois, construa um abrigo seguro e iluminado, porque de noite o bicho pega…(literalmente), aranhas enormes, super rápidas e capazes de escalar paredes, zumbis, esqueletos arqueiros e, o mais importante de todos, o… você vai descobrir sozinho…não tenha preSsssssa…

Depois de um tempo, você pode tentar domesticar lobos para ajudá-lo, aprender a montar e controlar circuitos elétricos (feitos de redstone dust), e construir uma ferrovia para se transportar rapidamente entre lugares distantes.

Um portal pode ser feito para entrar no “Nether”, considerado o inferno do jogo, com monstros totalmente diferentes dos já vistos antes, mares de lava e blocos com propriedades especiais que só podem ser coletados lá para depois serem trazidos para o “mundo real”.

Lembre-se que quase todos os objetos e equipamentos do jogo tem que ser forjados a partir de itens coletados. E que dentro do jogo alguns elementos e itens necessitam de ferramentas especificas para serem coletados, (Ex: Para minerar pedras e carvão é necessário uma picareta de madeira. Para minerar ferro é necessário uma de pedra).

Para começar a forjar ferramentas mais resistentes, é necessário fundir minérios brutos em uma fornalha (montada com 8 pedras) , para se obter por exemplo uma barra de ferro que, nesse estado, já pode ser utilizada no processo de forja.

No Minecraft

REGRAS IMPORTANTES: NUNCA cave/minere diretamente para BAIXO ou para CIMA! Você pode cair na LAVA ( itens dropados serão incinerados) ou ser soterrado pela AREIA ou CASCALHO (ambos obedecem a gravidade)! E NUNCA deixe itens IMPORTANTES no inventário! Ponha-os em um BAÚ!

Adquiri o jogo em outubro/2010 ainda na sua fase Alpha e estou apaixonado desde então. Quanto mais eu construo, mais eu quero construir. E graças a ele fiz grandes amigos, dentre eles um dos responsáveis por eu estar escrevendo nesta coluna hoje.

Sua versão atual Beta custa cerca de 15 Euros, incluindo modos multiplayer e singleplayer e só pode ser comprado pelo site oficial: http://www.minecraft.net/

Comprar o jogo na fase Beta alem de sair mais barato, garante a atualização para a versão final quando for lançada. Minecraft passa por atualizações constantes e, Notch muitas vezes implementa ideias sugeridas através do twitter. E também transmite as novidades pelo seu tumblr: http://notch.tumblr.com/

Abaixo, um vídeo descontraído mostra as possibilidades do jogo, com uma paródia da música “Born This Way” de Lady Gaga, feita pelo inthelittlewood,que passa sua essência de forma criativa:

As únicas plantas que sobrevivem debaixo d’água são as algas… Ainda não existem pokémons feitos de alga… Water: Always the best ******* choice.

Compartilhe a Cidade

Comments

comments