Mortal Kombat, experientes têm vantagem

Seguindo a proposta de nosso centro de treinamento, o Ginásio Gamer apresenta, após dias de experiência, calos nos dedos, modo história, vários desafios e arcades, a análise do envolvimento necessário para ser um bom kombatente no novo Mortal Kombat.

 

Caro sensei, por onde devo começar?
Mortal Kombat apresenta várias formas de lutar: torneios, desafios, modo história e o próprio treinamento. Esse game deve ser um dos poucos que o Ginásio Gamer não vai recomendar o uso do modo treinamento. Isso acontece por ser um tutorial muito simplista, apesar de completo, mas que pode facilmente ser substituído por outro modo de jogo. Jogadores experientes na série não acreditarão em um treinamento tão simples; iniciantes vão achá-lo chato.
A recomendação de seu treinador aqui é começar pelo modo história. Nele será possível controlar vários personagens diferentes, e seu treinamento será a própria luta. Os combates acontecem com contextualização da história do próprio torneio Mortal Kombat, mas o que importa aqui é a experiência de trocar de lutadores e não ter tempo para treinar, sobrando uma olhada rápida na lista de golpes especiais e partir para a porrada. Durante esse desafio, você enfrentará lutas contra um, dois e até três adversários, mas você terá apenas UMA barra de energia. Boa sorte!
Fechando o modo história, que apresenta uma dificuldade bem nivelada e desafiadora, sinta-se pronto para enfrentar os modos de torneio (arcade). Esse modo segue a clássica sequência de lutas até o vilão do jogo.
Também é possível jogos em duplas, no estilo tag team, que oferece outra forma de lutar, pois é possível combinar os lutadores em combos importantes para mais dano.
Um detalhe importante para enfrentar todas as lutas são as formas de lutar que podem ser identificadas, discutidas na sua próxima série de exercícios.

Escolhendo sua forma de lutar
O game não vive de combos infinitos, como vários jogos de luta. Aqui os danos são mais diretos, apesar de existirem pequenos combos. Duas formas de encarar um adversário se sobressaem: ataque direto ou em resposta.
A luta direto, para os jogadores mais agressivos, consiste em partir para cima do adversário e tentar encaixar seus golpes e combos, gerando dano considerável. A desvantagem é que alguns bloqueios podem bastar para deixar seu lutador vulnerável e sujeito a apanhar.
O oposto, a luta em reposta, ou contra-ataques ou passiva, consiste em permitir que seu adversário comece a atacar, cabendo a você desviar ou bloquear, esperando a brecha para ataques fulminantes, como combos ou o próprio x-ray.
No modo história fica claro que essas duas formas de lutar devem ser mescladas, conforme o adversário. Se durante seu treinamento, desenvolver outra forma de combate, nos avise.

 

Golpes especiais, combos e x-ray

As lutas se baseiam em golpes normais, combos, golpes especiais e ataques x-ray. Cabe ao lutador definir como usar cada ataque, pois existe um barra de especial com três níveis, e o x-ray, responsável por muito dano em um ataque só, consome todas.
Muitas vezes será comum usar golpes especiais de paralisia e iniciar um combo; ou mesmo encaixar os especiais durante os combos, gerando mais dano. O x-ray acaba sendo um carta na manga para situações especiais, pois ele também pode ser bloqueado.
É importante que o gamer conheça bem seu lutador e desenvolva as melhores sequências para cada adversário, pois existem gamer mais travadões, outros que te prendem no canto da tela e até aqueles que nunca usam os bloqueios.

 

Finalizando um adversário
O ponto alto de todo game de Mortal Kombat são os fatalities, que dessa vez estão facilitados. O menu de golpes apresenta todas as finalizações disponíveis, com a sequência de botões e a distância necessária do adversário. Nesse game, todos poderão fazer as finalizações.
O fatality acaba sendo a cereja do bolo, para fechar com chave de ouro sua luta, pois a realização do golpe em si é bem fácil.

Avaliação final
Mortal Kombat é um game que não precisa de muito treinamento para começar a jogar, mas no qual gamers experientes na série terão clara vantagem. Aos iniciantes, cabe treinar um pouco no modo história ou torneio e chamar os amigos para trocarem sopapos. É um game que vale ter na estante.

@brunnoelias levou quase três horas para vencer Shao-Khan no modo história.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!