Museu Gamer – Aero Fighters

Aero Fighters, ou Sonic Wings como é conhecido no Japão, foi desenvolvido pela TECMO e lançado em 1992 para arcades e teve continuações lançadas para Super Nintendo, Neo Geo, Sega Saturn, Nintendo 64 e Playstation 2. O jogo é mais um no estilo “jogo de navinha” vertical e possuía uma jogabilidade simles porém eficiente, belíssimos gráficos, efeitos sonoros nem tão belos assim e o melhor de tudo, os melhores personagens selecionáveis entre todos os jogos deste estilo.

Ao todo são oito estágios, cada um é localizado em um país do globo, o jogador irá guerrear em vários países, exceto o seu país de origem. Sem sombra de dúvida, os pilotos  eram o que havia de melhor nas mentes dos produtores japoneses, ou você acha super normal, um ninja ou mesmo um bárbaro pilotando aviões de guerra e saírem para defender o mundo? Se você respondeu que acha isto normal, que tal um bebê, uma dançarina/cantora, uma menina com sua mãe e finalmente um GOLFINHO FALANTE como pilotos? Estes são exatamente alguns dos pilotos de Aero Fighters 2, lançado em 1994. Você confiaria o futuro do plante em um grupo tão bizarro? Parece que os japoneses sim !

“Eu sou o primeiro golfinho piloto do mundo” Sério ??!!

Logo no início do jogo o jogador deveria escolher por qual país gostaria de lutar, as opções eram: Estados Unidos, Japão, Suécia e Reino Unido. Aero Fighters possuía uma característica interessante, caso houvesse apenas o primeiro player, este escolheria o país que iria utilizar e consequentemente seu piloto. Caso houvesse um segundo player, este seria obrigado a jogar com o segundo piloto do país escolhido pelo primeiro player.

Como todo jogo de tiro, era possível recolher, ao longo das fases, upgrades para as armas e bombas (tiros especiais que destruíam vários inimigos da tela). Para aumentar a pontuação, além de matar os inimigos, também haviam símbolos de dinheiro para serem coletados ao longo das fases. Os inimigos gigantes também estavam presentes no game e eles poderiam ser tanques, barcos, aviões, e porque não UM MACACO GIGANTE ou UM CRÂNIO GIGANTE ? E os produtores gostaram tanto do maco gigante, que ele aparece em TODOS os jogos da franquia.

A esquerda Osaru e a direita Pandora

 

Não deixem de assistir um pouco da jogabilidade no vídeo abaixo e matar a saudade de um jogo que marcou época.

Post Author: Vinicius Maciel

Joga video game desde a época que a palavra "ergonomia" não existia no dicionário dos designers de joystick !