Museu Gamer – Double Dragon

Double Dragon pode ser considerado um dos grandes clássicos do Beat ‘em up, como muitos jogos deste gênero, ele teve seu início nos arcades. Produzido pela Technos Japan e lançado em 1987, o game colocava o jogador na pela da dupla de irmãos, Billy e Jimmy Lee, que precisavam partir em uma jornada para resgatar a namorada de Billy ora sequestrada pela gangue Black Warriors.

Para resgatar Marian, os irmãos precisariam passar por quatro estágios, o subúrbio de uma cidade, uma floresta, uma fábrica e finalmente a fortaleza que servia de esconderijo para o chefe final. Ao longo de toda esta jornada os jogadores tinham a sua disposição, além dos socos e pontapés, vários tipos de armas, que muitas vezes eram encontradas pelo caminho ou então deixadas pelos inimigos derrotados. Elas podiam ser: facas, chicotes, bastões de basebol e ou mesmo objetos pouco comuns, como tambores, caixas, pedras gigantes e até mesmo bananas de dinamite, estes objetos poderiam ser coletadas do chão e arremessadas nos adversários.

O primeiro Double Dragon recebeu ports para vários consoles (até para o Zeebo), alguns bons e outros ruins. Na versão de NES, era possível jogar apenas com um jogador, apareciam no máximo dois inimigos na tela de cada vez e eles eram sempre do mesmo tipo. As fases eram bem diferentes da versão arcade, mas a versão de NES possuía algo bem diferente dos arcades, o jogador possuía níveis que possibilitava ganhar novos golpes ao longo do jogo. Já a versão de Master System, era tecnicamente superior a de NES, no console da SEGA era possível jogar em co-op com os dois irmãos, um máximo de três inimigos apareciam na tela ao mesmo tempo e as fases eram similares as do arcade.

Em 1988 chegava aos arcades o segundo jogo da série, Double Dragon II: The Revenge, Billy e Jimmy estão de volta, mas desta vez eles não iriam resgatar Marian, simplesmente porque ela é assassinada logo no início do jogo, pela mesma gangue que a sequestrou no jogo original. O mais marcante deste jogo foi a implementação de uma jogabilidade bastante diferente, funcionava assim: não existia um botão para soco e um para chute. Os botões de ataque eram do tipo “ataque para a direita” ou “ataque para a esquerda”, ou seja, quando o jogador apertava o botão de “ataque para a direita” o seu personagem iria efetuar um ataque naquela direção, mesmo que ele estivesse virado para o lado contrário. Ao mesmo tempo em que era uma maneira interessante de jogabilidade, era bastante difícil de acostumar.

 

Capa de Double Dragon II

Em 1990, foi lançado Double Dragon 3: The Rosetta Stone, nele os irmãos Billy e Jimmy precisam viajar o mundo (America, China, Japão, Itália e Egito) para encontrar pedaços da Pedra de Rosetta e assim poderem enfrentar um novo inimigo. O maior diferencial foi a inclusão de novos personagens a trama, possibilitando assim um co-op de até 4 jogadores. A jogabilidade voltou ao tradicional, exatamente a mesma apresentada no primeiro jogo.

Capa de Double Dragon III para NES

Também existiram outros jogos da série, como Super Double Dragon, exclusivo para SNES. Double Dragon V, para Mega Drive, SNES e Jaguar. Battletoads & Double Dragon, um crossover bem interessante, foi lançado para SNES e Mega Drive. Também foi lançado o Double Dragon 6-1 (Neo-Geo e Playstation), jogo baseado no filme. E finalmente Rage of the Dragons (jogo de luta) apesar dele não possuir o nome da franquia, pode ser considerado uma sequencia espiritual da série.

Double Dragon Neon é o mais recente remake, ele estará disponível na Xbox Live  PSN em setembro de 2012.

Não deixe de conhecer e jogar Abobo’s Big Adventure, jogo não oficial da franquia que traz um dos personagens mais marcantes da série em uma aventura em busca de resgatar seu filho, totalmente feito de maneira independente, o jogo inclui vários personagens de vários jogos do NES.

 

E como bônus, você precisa assistir o trailer do “maravilhoso” filme feito em 1994.

Post Author: Vinicius Maciel

Joga video game desde a época que a palavra "ergonomia" não existia no dicionário dos designers de joystick !