Museu Gamer – Out Run

Para se tornar um clássico, um jogo precisa vencer a prova do tempo e ainda ser lembrado, não somente pelos fãs, mas por todos os gamers e Out Run se enquadra perfeitamente nestas características. Ele possuía vários elementos que faziam e ainda fazem um bom jogo de corrida, era divertido, bonito e principalmente, muito rápido. Tudo isto “voando baixo” em uma Ferrari Testarossa conversível e na companhia de uma bela loira.

Desenvolvido por Yu Suzuki, uma das maiores mentes em se tratando de desenvolvimento de jogos, Out Run foi lançado pela SEGA para arcades e chegou às lojas em 1986. Com visual e trilha sonora extraordinárias, Out Run não era um simples “jogo de corrida para chegar nos checkpoints antes do tempo acabar”, era um jogo onde o jogador queria viajar e conhecer o maior número possível de paisagens diferentes e isto era perfeitamente viável em Out Run. Funcionava assim: a cada final de trajeto o jogador se via diante a uma bifurcação e ele devia escolher entre direita ou esquerda, após cada escolha o cenário mudava radicalmente e o condutor se via em um cenário totalmente diferente do anterior, podia ser uma bela praia, um deserto ou então as montanhas. Devido a esta possibilidade de caminhos diferentes, existiam ao todo 5 opções de finais. Outra característica do jogo era a possibilidade de escolher a música que iria tocar durante a jogatina, podiam ser selecionadas três músicas, todas do tipo beach music.

 

Tela de Seleção de música
Mapa de Out Run

Desde 1986 até hoje, os gráficos do jogo envelheceram bastante, mas uma coisa não se pode negar, a sensação de velocidade em Out Run é impressionante, até mesmo para os padrões de hoje. O jogo conseguiu, como pouquíssimos conseguiram, passar com muito realismo a sensação de dirigir a mais de 290 km/h.

 

 

Out Run Online Arcade” foi lançado em 2009 para as redes online Xbox Live e PSN, e ele tinha visuais em HD, além de ser possível escolher entre 10 veículos diferentes da Ferrari para guiar e recebeu boas críticas da imprensa e dos usuários. Triste que em dezembro de 2011 ele foi retirado das redes, porque chegou ao fim o contrato da SEGA junto a Ferrari, realmente uma pena.

 

Post Author: Vinicius Maciel

Joga video game desde a época que a palavra "ergonomia" não existia no dicionário dos designers de joystick !