Museu Gamer – R-Type

Originalmente lançado em 1987 para os arcades, R-Type foi produzido pela Irem e sem ninguém esperar, ele acabaria por se tornar sinônimo de side scrolling shoot ´em up (jogo de tiro onde a nave se movimenta da esquerda para a direita). A história do jogo se passa no século XXII e o jogador deve pilotar a nave R-9 na tentativa de derrotar os aliens do império Bydo, uma vez que eles estão atacando os seres humanos. Diferentemente da grande maioria dos jogos de tiro, R-Type não apresentou os inimigos como sendo apenas máquinas gigantes, mas sim máquinas gigantes com implantes orgânicos, o que deixava o jogo com um visual bastante peculiar.

R-Type apresentou várias características que se tornariam marcantes para a série e que serviriam de inspiração para vários outros jogos, como a capacidade de “carregar” o tiro e os escudos, que além de defender, também atiravam. Uma característica interessante desses escudos é que eles podiam ser alocados tanto na frente, quanto na parte traseira da nave e atiravam para frente ou para trás. Eles também poderiam ser lançados nos inimigos e assim serviam como uma “base de tiro a distância” (esta técnica de tiro era essencial para derrotar alguns chefes). Também existiam pequenas “bolinhas” que ficavam ao lado da nave e que eram capazes de promover um certo nível de proteção além de também atirarem.

 

 

Neste tipo de jogo (shoot-em-up) é normal morrer várias vezes ao longo das fases, devido à quantidade de tiros na tela ou por causa dos inimigos, mas acontece que em R-Type também era comum morrer devido à arquitetura das fases, que muitas vezes colocavam o jogador em um beco sem saída, as fases foram construídas para que houvesse apenas um caminho certo a ser percorrido.

 

R-Type e suas sequências estiveram presentes em praticamente todos os consoles desde 1987 e fizeram um relativo sucesso entre os fãs do gênero. Atualmente esta disponível na Xbox Live Arcade o R-Type Dimensions (Infelizmente não disponível na Live brasileira) jogo com jogabilidade em 2D, gráficos em 3D e opção de jogar em modo co-op. Este port é uma compilação tanto de R-Type quanto R-Type II. Já a versão lançada para a PSN, se chama R-Types e é um port do jogo de mesmo nome lançado para PS1, mas diferentemente da versão para Xbox, esta versão não possui a modelagem em 3D e nem o modo co-op.

Versão arcade, a esquerda e a direita R-Type Dimensions (Xbox 360)

 

Post Author: Vinicius Maciel

Joga video game desde a época que a palavra "ergonomia" não existia no dicionário dos designers de joystick !