Museu Gamer – Sunset Riders

Cores berrantes, humor escrachado, multiplayer viciante e jogabilidade praticamente perfeita, fizeram com que Sunset Riders deixasse uma legião de fãs (inclusive este que escreve). Lançado pela Konami em 1991, o game foi um grande sucesso nos arcades espalhados pelo Brasil. A missão era simples: Escolha um dos quatro caubóis disponíveis e limpe o velho oeste dos malfeitores que enfeitam os cartazes de “Procura-se, vivo ou morto” e como todo caubói que se preze, após derrotar os inimigos você recebe uma linda bolsa de dinheiro como recompensa.

A primeira tarefa do game é escolher o seu personagem, são eles: Steve, Billy, Bob e Cormano, logo depois disto você já percebe que existem duas possibilidades de jogabilidade e que elas estão diretamente ligadas ao personagem que é escolhido. Existem dois tipos de armas, revólveres e espingardas: os revólveres possuem alto poder de dano, mas seus tiros são dispersos e difíceis de acertar o inimigo, Steve e Billy o utilizam. O segundo tipo de arma são as espingardas, Bob e Cormano as utilizam, elas possuem tiros mais concentrados, porém menos danosos aos inimigos e com menor cadência de tiros. Ao longo de toda a aventura nossos herois também dispõem de algumas ajudam extras, como bananas de dinamite, power ups e os famosos barris explosivos.

Sem dúvida, o humor é uma das grandes “armas” deste jogo, por exemplo: para ganhar um power up para sua arma, você deve simplesmente entrar no saloon, depois disto a animação que segue é do seu personagem bebendo algo dando um beijo na dançarina de cancan e aí sim ele recebe o melhoramento para sua arma. Que podem ser de dois tipos, um faz com que ele passe a utilizar duas armas, uma em cada mão e o outro melhoramento faz com que seus tiros sejam mais poderosos.

O jogo também possui belíssimas animações, como pode ser visto na sua abertura:

Sunset Riders foi “portado” para Super Nintendo e Mega Drive, a versão de SNES era bem fiel ao jogo do arcade, tanto na parte visual quanto na história. Já a versão de Mega era um desastre total, primeiro que somente DOIS personagens estavam disponíveis (Billy e Cormano), segundo que os gráficos e o jogo em si, possuíam muitas diferenças para a versão de arcade, vejam com seus próprios olhos nos dois vídeos abaixo.

Versão para SNES

Versão para Mega Drive

Sunset Riders é um  jogo que não importa quanto tempo passe, ele sempre será divertido de se jogar, ainda mais se você não estiver sozinho.

Post Author: Vinicius Maciel

Joga video game desde a época que a palavra "ergonomia" não existia no dicionário dos designers de joystick !