Museu Gamer – Wolfenstein 3D

Caros moradores pixelados, hoje vocês conhecerão um dos jogos mais importantes e influentes para o mundo dos games, Wolfenstein 3D. Desenvolvido pela id Software para PC e lançado para esta plataforma em 1992, Wolf3D (como é carinhosamente chamado pelos fãs) foi um marco na indústria de games e levou a recém criada id Software para o rank das empresas mais importantes do ramo.

Pular, agachar, olhar para o alto e etc, ações que parecem tão simples nos FPS atuais, eram impossíveis de serem feitas em Wolf 3D, outros exemplo de dificuldade técnicas é que o jogo não é totalmente em 3D, apenas os mapas eram modelados desta maneira, todos os outros elementos eram sprites em 2D. Mas a magia de poder andar pelos corredores virtuais era tão grande, que ninguém se importava com estes detalhes. Além é claro, da elaborada história (muito diferente dos FPS atuais), foi outro fator que proporcionou o sucesso do jogo, que misturava nazistas, poderes mágicos, armas químicas e zumbis e será na história que a coluna de hoje será moldada.

 

História

A história é o maior clichê possível em se tratando de jogos em FPS, você é um soldado aliado que tem estragar os planos dos nazistas.

Na primeira parte do jogo você deve guiar seu personagem, William “B.J.” Blazkowicz (um espião aliado que foi preso enquanto procurava informações secretas sobre uma possível operação chamada Eisenfaust), para fora da prisão alemã Wolfenstein, construída em um castelo. O inimigo final deste capítulo é Hans Grosse, o chefe dos guardas.

No segundo capítulo, nosso heroi descobre que a operação Eisenfaust realmente existe e que a intenção dela é criar um exército de zumbis, utilizando soldados mortos. Acontece que isto está acontecendo em outro castelo, chamado de Hollehammer. Sua missão é invadi-lo e destruir tudo, inclusive o médico louco chamado de Dr. Schabbs, responsável pela “zumbificação” dos soldados.

Após destruir a possibilidade de criação de um exercito zumbi, inicia-se o terceito capítulo, chamado de ”Die, Führer, Die!”, B.J. deve entrar no bunker Reichstag e derrotar o próprio Hitler, mas antes de enfrentar Hittler você deve derrotar vários fantasmas controlados pelo Führer, que ficam espalhados pelo cenário e que seguem suas ordens. Claro que após derrotar seu fantasma de “estimação” o inimigo teria de ser o próprio Hitler, que primeiramente aparece vestindo sua armadura com 4 metralhadoras e logo em seguida, aparecer somente com sua tradicional farda militar.

 

 

Originalmente o jogo possui somente os três primeiros capítulos descritos acima, mas após o imenso sucesso, outros três foram adicionados e este “pacote de expansão” recebeu o nome de “Nocturnal Missions”. Cronologicamente falando, os acontecimentos deste pacote, ocorrem antes do primeiro capítulo do jogo.
Em  Dark Secret (quarto capítulo), sua missão é invadir e destruir um centro de produção de armas químicas, que podem ser muito mais fortes do que as armas tradicionais. O chefe final é outro cientista maluco, o Dr. Otto Giftmacher, responsável pelo desenvolvimento de tais armas.
Mesmo com a destruição do centro de produção das armas, os planos e estudos que deram origem a elas precisam ser destruídos, esta é a garantia de que definitivamente será dado um ponto final neste maléfico arsenal químico. Tais planos e estudos estão muito bem guardados no castelo “Erlangen“, pela líder do projeto, Gretel Grosse, irmã do primeiro chefão do jogo.
Sua missão neste último capítulo é destruir algumas armas que conseguiram sair ilesas do ataque ocorrido no capítulo quatro e que estão prontas para serem utilizadas contra tropas aliadas. Para isto, será preciso invadir mais um castelo, de nome Offenbach e matar General Fettgesicht responsável pela preparação deste ataque.
Wolf3D não foi o primeiro jogo a nos colocar “nos olhos” do personagem, mas não há dúvida alguma que ele foi o responsável por popularizar o gênero que é tão amado por uma imensa legião de fãs.

Post Author: Vinicius Maciel

Joga video game desde a época que a palavra "ergonomia" não existia no dicionário dos designers de joystick !