Os Crossovers nos games

Chegou o dia para falarmos de crossovers! Não por um motivo em especial, mas sim por não ter como escapar após os anúncios durante a última edição TGS. Durante um único evento tivemos 3 grandes destaques, mas para chegar neles, que tal especularmos sobre o que é “crossover” e quais os melhores já vimos nos consoles? Acompanhe aí…

Capa Jump Ultimate Star
Capa Jump Ultimate Star

 

Crossover, de forma simples e rápida, é quando dois ou mais personagens de diferentes histórias e universos interagem um com o outro. A maior parte dos crossovers dá-se em histórias nas quais estes dois ou mais personagens se encontram e se reúnem para enfrentar uma ameaça, ou mesmo se tornam inimigos. Antes característica exclusiva da literatura, com o famoso crossover entre Sherlock Holmes e Drácula, passou a ser utilizada pelos quadrinhos e mais tarde pelos seriados, desenhos e filmes, ao se apropriarem dessa nova forma de criar histórias até então separadas por universos distintos.

Sonic e Mario

 

Nos games, os crossovers sempre foram imaginados a partir do momento em que começamos a ter mais de um universo, ou melhor, mais de uma empresa produzindo jogos com seus personagens característicos. Um dos primeiros crossovers que existiu foi Alex Kidd in Shinobi World, em que a SEGA colocou Alex Kidd no mundo do game Shinobi para receber os poderes do Ninja Branco e poder resgatar a sua namorada sequestrada.

Nintendo, mega drive e SNES

Alex Kidd in Shinobi World

Com o surgimento de ícones entre consoles e games, os fãs sempre desejaram colocar um frente ao outro para poder saber qual seria o melhor personagem, daí veio a idéia de games de aventura, rpg e esportivos para tentarem satisfazer a idéia de qual personagem venceria uma disputa, numa alusão longínqua de uma empresa ser melhor que a outra. Surge, então, games que acompanham a idéia de Mario Kart, Super Smash Bros., Soul Calibur II, porém ainda existem games que revisitam ou homenageiam outros games com referências discretas. Como exemplo podemos citar The Legend of Zelda: Link’s Awakening, que utiliza uma sequência de quebra-cabeças para revisitar locais de outros jogos da Nintendo, como inserir inimigos de outras franquias para Link enfrentar.

Durante a TGS 2011 tivemos os trailers de Prof. Layton vs. Ace Attorney, Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance e Street Fighter vs. Tekken. Todos esses títulos são crossovers e inundaram a internet com informações, trailers, gameplays e acompanharam a empolgação dos fãs. Usando Kingdom Hearts como exemplo, vemos que não dependemos apenas de duas séries ou personagens, mas também podemos encontrar personagens próprios do game (Sora, Riku e Kairi), tendo a participação de personagens da empresa Square Enix (da série Final Fantasy e World Ends With You) e das famosas franquias de desenhos da Disney; criando, assim, uma quantidade imensa de personagens conhecidos dentro de um universo paralelo ao comum em que foram criados.

 

A Capcom também é famosa por fazer isso em seus games, ao utilizar o crossover com Marvel, SNK e a empresa japonesa Tatsunoko. Excelentes games de luta foram desenvolvidos, com o recente anúncio da junção com o universo de Tekken, para a criação de outro game. Não só a Capcom fez isso com a sua série, mas Mortal Kombat foi uma outra série de luta a receber a visita da DC e personagens como Kratos e Fred Krueger.

 

 

Os crossovers existem desde a era 8-bits e colocam, a cada novo game, os próprios personagens de uma empresa para participarem de uma única história ou competição, como também encontramos crossovers entre grandes rivais, afinal, mesmo demorando muito tempo, tivemos a participação de Mario e Sonic, no mesmo game. Se ver dois grandes rivais era quase impossível, imagine sonhar com a participação de vários personagens famosos, de anime e mangá? Jump Ultimate Stars, para Nintendo DS, consegue essa façanha e, na minha opinião, está entre os melhores crossovers feitos até hoje.

 

Para finalizar gostaria de deixar uma pergunta para os leitores: ICO, Shadows of The Colossus e Last Guardian (Project Trico) são crossovers ou possuem apenas o mesmo universo, mas de forma expandida em cada game? E para todos que tiverem curiosidade, deixo aqui o link com uma lista imensa do que acredito ser todos os crossovers existentes. Qual crossover preferido de vocês e qual vocês ainda esperam ver?
Compartilhe a Cidade

Post Author: Rafael Nery

1) Geminiano e Nerd 2) Adoro usar xadrez 3) Amante de quadrinhos, games, filmes e desenhos 4) Estudioso da cultura japonesa 5) Viciado em literatura fantástica