Cidade Gamer 154: Dossiê TecToy

Venha conhecer a história da fabricante de Master System e Mega Drive no Brasil, vamos contar hoje a trajetória da TecToy, parceira da SEGA aqui no Brasil! Então coloque seu fone de ouvido e embarque nessa nostalgia

E para um tema tão importante e tão histórico, contamos com os representantes da Cidade Gamer: Bill o Ogro, Mau Faccio, Ed Palhares e o Prefeito Vivacqua!

 

The Magic Box Apresenta: Beer of War a caneca do Kratos!
Clique para ir a loja e compre a sua!

Siga no Twitter:

Conheça a história de outros vídeogames e empresas na série Dossiê:

Comentado no Programa:

 Redes Sociais da Cidade Gamer

Coisas boas da Cidade Gamer:

Canecas da The Magic Box

Gostou do nosso podcast? Já conhecia nosso podcast? Já conhecia essas histórias? Não deixe de contar a sua! Adoramos receber emails, e todos aqueles que escrevem são nossos moradores pixelados. Deixe seu recado, opinião e crítica em nosso email, escreva para: podcast@cidadegamer.com.br

Compartilhe a Cidade

Comments

comments

  • Fernando Turatti

    Um puta tema!
    Aliás, não comprem o atual master system revolution, ele roda TUDO de vagar! Os últimos mega drive eram a mesma porcaria, infelizmente.
    Eu tive em ~1999 ou 2000 um mega drive(eu tinha 5 anos), é até hoje o meu videogame predileto, já tive uns 3! Aliás, eu gostava tanto da tectoy que comprei até o zeebo lá pra 2009!
    E sim, o zeebo usava um chip da claro que funcionava MUITO bem! O jogo do Resident Evil 4, apesar de ir só até ~metade do jogo original e ter zumbis azuis, era bem decente, ainda mais por 25 reais o jogo original! Crash nitro kart, double dragon… Faltou lançarem um sonic, infelizmente!
    Ps: os dois controles do zeebo tinham os meus analógicos preferidos, apesar do direcional do primeiro ser uma merda.
    ps²: voto pra ter um dossiê master system, mega drive e saturn!

  • Fernando Turatti

    ah, e sobre o md play: eu tive um também, é um puta portátil legal! Vale fácil os 150 reais, vem com 20 jogos(incluindo sonic 2) e roda bastante ROMs bem satisfatoriamente!

  • Anderson Paranhos

    Não entendo porquê a Tec Toy fica vendendo versões de Mega Drive e Master System até hoje e não dão um jeito de vender o Dreamcast já que a procura desse video game é muito grande pelo mundo, tá cheio de viúva da Sega louco pra comprar ele por aí, mas tem que ser praticamente o original com no máximo uma saída HDMI.

    • Fernando Turatti

      cada ROM do master ocupa ~300k, as do mega 1mb… Cada ROM do dreamcast é pra lá dos 600mb. Sem falar que não tem sentido enfiar um leitor de “CD” nele porque não existem mais jogos e duvido que a tectoy tenha licença de jogos suficientes pra ele igual ela tem pra master e mega. Eu ficaria satisfeito com os jogos do master system evolution SE ele rodasse-os bem, que não é o caso. O hardware pra fazer um dreamcast sairia caro demais.

      • Anderson Paranhos

        Então, como falei, tem que “re lançar” igual ao Dreamcast original, se você der uma pesquisada no Youtube a comunidade de “jogadores” de Dreamcast é grande, vendendo para o mundo todo pelo site da própria TecToy seria bem viável, não sei se você sabe mas no japão o último jogo lançado pro Dreamcast foi em 2009 e tem uma empresa alemã que lança jogos somente para o Dreamcast e seu último jogo lançado foi em 2012.
        Existe um mercado grande de fãs desse console pelo mundo e uma nova versão com HDMI ia bombar, você já viu as gambiarras que eles fazem pra colocar o video game em VGA?
        A tecnologia é antiga, fica barato fabricar.

        • Fernando Turatti

          Na verdade não existe essa de “tecnologia antiga fica barato de fabricar”… Nada praticamente do dreamcast original continua em fabricação. Fazer uma versão “slim” da vida talvez, mas e os jogos? Quem compra dreamcast sem ser pra jogar sonic, shenmue, etc?

          • Anderson Paranhos

            Primeiro, barato estou falando da parte eletrônica, e sim, peças com “tecnologia” mais ultrapassada são mais baratas. Segundo, acho que expliquei duas vezes acima mas vou falar de novo, a comunidade de RETROGAMERS do Dreamcast é grande e há jogos lançados recentemente, a TecToy não precisa lançar jogos no início, existe o Mercado Livre e o eBay pra quem procura jogos de Deamcast, e se o relançamento for bem sucedido aí sim talvez relançar jogos, vou deixar claro, o objetivo de relançar o Dreamcast é o RETROGAME e no caso do RETROGAME não precisa de jogos relançados junto com o console, quem é RETROGAMER já é Hardcore e bem informado suficiente para conseguir jogos.

          • A Tec Toy tem a patente do Dreamcast, assim como tem do Mega Drive e do Master System?

  • taiguerobocop

    Oh Prefeito!! coloca uns links, com fotos e videos ,eu conheco e vi tudo o que vcs abordaram da tec toy, mas a garotada de hj nem tem ideia do que vcs estao falado!!

    • vivacqua

      A idéia aqui é deixar o público por ou enviar as fotos para reforçarmos na leitura de emails/recados!

      Habilitei as imagens nos comentários pra isso 🙂

  • Lhama™

    Faltou comentarem na linha mobile sobre o famigerado Chiaroscuro: O Jogo. Uma aventura em java baseada no álbum da Pitty.
    http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2009/10/15/ult530u7321.jhtm

  • Diogo Lopes Bastos

    Meu Mega Drive veio direto do Japão através de um amigo do meu Pai e ainda com o game sensacional Quackshot, sem falar nas ótimas mudanças que eles fizeram para atrair o público como mudar Wonder Boy para Turma da Monica (achava que na época foi um game criado pela Tec Toy) e os games traduzidos que eram bem complexos como Phantasy Star. O meu Master System comprei numa loja da Mappin e dei sorte de vir o jogo do Sonic na memória.
    Foi uma época sensacional que tínhamos a chance de ter acesso com ótimos jogos e preços ótimos e locadoras cheias de games. Desculpa Ed Palhares, o som não podia ser bom, mas tinha o SANGUE do Mortal Kombat II.

  • Felipe Goulart Athayde

    Esqueceram de comentar que a TecToy também tinha um serviço de ajuda aos jogadores via telefone. Eu liguei algumas vezes pro Hot Line TecToy pra pedir golpes do Mortal Kombat 2 pro Master System! O atentente era meio malandrilson, e pra ganhar um pouco mais de grana passava 2 ou 3 golpes, mandavam desligarmos o telefone e ligar novamente pra pedir mais…

  • Ghost

    Ótimo podcast, sem dúvida um dos melhores de vocês. Às vezes eu me entretenho mais ouvindo sobre a história dos videogames, do que com os videogames em si.
    Sabem se existe algum documentário do mercado de games nacional?

  • Eu quero todos os dossiês da SEGA! XD

    Excelente programa. Sou de Manaus e meu pai trabalhou na Tec Toy. Por incrível que possa parecer, nunca tive nenhum produto da empresa… e era louco para ter as armas Zillion. Meu primo teve o Master System e eu jogava nos fins de semana. Eu tive preferência, na geração 3, pelo sistema Nintendo.

    Uns anos depois, meu pai foi trabalhar na Milmar e eu finalmente ganhei meu “Nintendo”, o Hi Top Game.

    Parabéns pelo programa. Um abraço.

    • vivacqua

      Que bom que curtiu o programa Hallison!