Shadow Of War: Mais Um Passo Para O Fim Das Loot Boxes?

A polêmica das loot boxes conheceu, no início desse mês de abril, um novo capítulo. A Monolith Productions, a desenvolvedora do jogo “Middle Earth: Shadow of War”, anunciou que o sistema de loot boxes existente no jogo será desativado. A decisão vem na sequência da polêmica sobre as loot boxes e parece ser um passo importante, do lado da indústria de videogames, para retirar o conceito e tentar acabar com as críticas.

Funcionalidade semelhante a jogos de casino

Como já referimos antes, as loot boxes estão sendo alvo de críticas fortes um pouco por todo o mundo, devido ao fato de ser demasiado semelhante ao de uma máquina caça-níquel dos Cassinos Brazil ou outra plataforma de cassinos online. O fator de randomização dos prêmios, sendo necessário dinheiro real para tentar conquistá-los, vem sendo cada vez mais criticado na mídia e por autoridades e governos, um pouco por todo o mundo.

Manter a essência do jogo ou silenciar as críticas?

No blog oficial de Shadow of War, a Monolith reconheceu que, depois de ouvir o feedback dos jogadores, o sistema de compra de recompensas estava desvirtuando o jogo. O simples fato de poder acessar Orcs no Mercado vinha diminuir o interesse de evoluir e progredir no jogo, e a desenvolvedora afirma preferir que os jogadores se concentrem em sua experiência de melhorar seus exércitos e suas fortalezas.

Nesse post, o “community admin” não fala da polêmica da comparação das loot boxes com jogos de azar. Contudo, fica pairando a ideia de que se trata de uma jogada de marketing para afastar o assunto. Um artigo da Forbes vai até um pouco mais longe: não só é uma jogada de marketing como a Warner Brothers, que tem a decisão final nessa matéria, sentiu que já não haveria muito dinheiro a perder com esse cancelamento. Segundo o artigo, assinado por Paul Tassi, a Warner e a Monolith deviam ter decidido isso bem mais rápido, e na prática estiveram explorando a funcionalidade o mais que puderam.

O mesmo Paul Tassi já tinha deixado críticas bem pesadas ao conceito em um seu artigo na Forbes no passado mês de outubro. Ele tinha falado que sua simples existência fazia com que os jogadores se sentissem praticamente obrigados a usá-las, e que provavelmente 80% do dinheiro dos jogadores seria “estourado” ali.

Funcionalidade termina a 17 de julho

A Monolith Productions e a Warner Brothers decidiram que o próximo 17 de julho será o dia em que o sistema das War Chests, como se chamam as loot boxes existentes em “Shadow of War”, serão definitivamente desativadas. Nesse dia, os jogadores que ainda tiverem Ouro (necessário para jogar nas War Chests) verão uma série de itens em seu lugar.

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Post Author: Cidade Gamer

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