Casco do Tartaruga – MMORPG

Como no ultimo post falamos de RPG, portanto estamos a meio caminho de entender o que é o famoso MMORPG – Massively Multiplayer Online Role-Playing Game ou RPG multi-jogador em massa e online.

Minha experiência em MMO’s se resume os melhor de todos, o World of Warcraft que joguei de janeiro de 2006 a agosto de 2009 e tive que parar por motivos pessoais.

Existem três tipos de MMO, os pagos onde você paga uma taxa mensal para desfrutar do jogo (geralmente as contas são pagas mensalmente por meio de cartão de crédito ou na compra de cartões pré pagos), os freeware onde você não paga para jogar, mas caso pague ganha algumas vantagens (itens melhores, maior level cap (nível máximo),…), ou os servidores alternativos onde você não paga, tem as mesmas vantagens que qualquer outro jogador mas pode ter uma manutenção ruim, possuir vários bugs e pode parar de funcionar a qualquer momento.

Para iniciar um MMO você precisa ter o jogo instalado em sua máquina, para jogos cliente/servidor ou apenas rodá-los do browser em MMO’s web. Depois de ter o jogo instalado é necessário criar uma conta e com ela acessar o jogo.

Os MMO`s iniciam-se com a criação do seu personagem ou avatar. Nos melhores jogos o personagem pode ser personalizado, tendo o jogador a possibilidade de escolher atributos físicos (força, destreza,…), raça (humano, orc, elfo,…), classe (guerreiro, mago, druida,…) e em qual facção você ira jogar, no caso do Wow Aliança e Horda.

Kaos

World of Warcraft

Depois de criar seu avatar, você entra em um mundo virtual que existe mesmo que o jogador não esteja on line. Este mundo é dividido em áreas que possuem mobs (monstros do jogo) com nível dentro de uma faixa compatível com o nível do jogador para que ele consiga matar e assim subir de nível.

Existem 02 maneiras básicas de subir de nível, a primeira é resolvendo quests (missões) que são passadas pelos NPC’s do jogo ou matando mobs de nível igual ou superior ao seu. Quanto maior o nível do mob maior é a quantidade de experiência que se obtém.

Existem eventos que podem mudar o jogo, como por exemplo no natal existem missões e recompensas sazonais e o mundo é todo decorado com este tema.

Wow Halloween

Wow Natal

A pergunta que mais me fazem quando digo que jogo um MMO é “qual o objetivo do jogo?”. O jogo divide-se um duas fases, a primeira é a que você joga para subir de nível desesperadamente para chegar ao nível mais alto. Nesta caminhada você recolhe itens, evolui seu personagem, ganha dinheiro e aprende uma gama de habilidades especiais que usará durante todo o jogo. Subir de nível é importante pois enquanto sobe de nível você aprende a jogar com seu personagem e isso é muito importante quando se joga em nível alto.

Na segunda fase, junto com as pessoas de nível alto, faz as instancias de nível máximo ou faz PVP (Player Versus Player) com as pessoas de nível alto também.

Instancias ou dungeons são locais espalhados pelo jogo que possuem inimigos bem mais fortes que você e portanto te obrigam a jogar em grupo. No fim das instancias existe um chefe de dungeon que possui um nível absurdamente maior que o seu e que necessita de um grupo com uma estratégia elaborada para ser derrotado. Estes chefes de fase, quando mortos, liberam itens muito bons que podem ser divididos entre o grupo e também uma boa quantia em dinheiro.

Na década de 70 já existiam jogos baseados em texto (MUD Multi-user dungeon) ou seja, um jogo de RPG online, com fichas e instruções passadas por texto.

O primeiro MMO da era moderna foi o Meridian 59, já na década de 90, mas foi Ultima Online e Tibia que popularizaram o gênero. Ambos foram os responsáveis por difundir o termo Massive Multiplayer.

Meridian
Tibia
Ultima Online

No Brasil os mais conhecidos são o Ragnarök Online , game baseado em um manga coreano de mesmo nome e o World of Warcraft ou Wow para os intimos, na minha opinião o melhor de todos.

Ragnarok Online

A Blizzard anunciou dia 21/7, em um evento em São Paulo, que o Wow será lançado no mercado nacional totalmente traduzido para o português brasileiro, incluindo legendas e áudio. Com isso os jogadores brasileiros contarão com suporte em português e poderão pagar suas mensalidades em moeda nacional.

Cinematics do Wow em português

Classic

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=tCoXyfqFPxA’]

Burning Crusade
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=iI35xejnksA’]

Cataclysm
[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=HHzfTpMsFII&feature=related’]

Compartilhe a Cidade

Post Author: Fábio Tartaruga