UFC 2010 Undisputed: Então você quer ser um guerreiro?


Olá, caros atletas gamers!

Antes de pensarmos no treinamento para o game citado, vale assistir o vídeo abaixo, como aquecimento para o treino de hoje.


 

Em uma tradução livre, os lutadores do UFC dizem o que poderia ser o slogan de nosso ginásio: Então, você quer ser um guerreiro? Não é só ser difícil de acertar, o quão rápido você é, ou quantos socos você aguenta antes de cair. É sobre treinar, se esforçar mais que os outros, é sobre saber que você pode ser o melhor, fazer tudo em seu poder para tornar isso realidade, é sobre coragem e compromisso, isso é o que é preciso. Então, você quer ser um guerreiro?! Esse é o caminho!

 

O game para X-Box 360 e PS3, UFC 2010 Undisputed, lançado pelo THQ em maio de 2010, traz uma nova forma de se encarar jogos de luta. Seguindo os lutadores da temporada 2010 do Ultimate Fight Championship (UFC), o game oferece uma experiência única para treinar novas habilidades no seu repertório gamer. Agora bote seu short e entre no octógono.

 



Movimentação no octógono

Ao inserir o disco no videogame, nosso ginásio se transformou no centro do UFC. Luzes, dinamismo, gritos, música e suor, muito suor. UFC 2010 é uma experiência imersiva no ambiente mundial do Mixed Martial Arts (MMA). Se você ainda não se familiarizou com nosso octógono, é altamente recomendado que visite a área de treino do game, pois são muitos movimentos, produzidos pela combinação de TODOS os botões de seu joystick.

A sessão de treinamento é bem elaborada, apesar de oferecer a experiência dos movimentos ensinados de forma isolada, sem uma luta completa. Mas com esforço, após completar todo o treinamento, as lutas são fluidas, melhorando a experiência de jogar e estimulando o gamer a treinar mais.

A vasta combinação de botões no game força o jogador a usar o máximo de seu joystick. Girar analógicos em sentido horário e anti-horário, pressionar botões juntos ou em sequência, usar as setas direcionais… pode parecer complicado em uma primeira olhada, e para quem joga apenas o demo, a experiência toma forma após a devida orientação no octógono. Agora, um problema bem real é a quebra de joysticks. Se prepare, pois é provável que depois de muitas horas de jogo, você precise de um novo. Mas essa aquisição será bem justificada.

 

Como assim, combinação de botões?

O desenvolvimento de uma luta pode ser dividido em quatro partes: navigation, standing, grappling e submission (movimentação, parado, agarrado e submissão, respectivamente).

Cada parte de uma luta pede por movimentos próprios, justificando a combinação de botões. Dessa forma, cada gamer, com cada lutador disponível no jogo, pode elaborar uma estratégia para vencer as várias lutas: se concentrar em ataques próximos ou à ditância de um chute, agarrar ou acabar com a luta na submissão, bem como entregar golpes sequenciais ao adversário e terminar a luta com nocaute (o meu preferido).

Para elaborar as estratégias e conhecer as diferenças dos estilos de lutas e pesos dos lutadores, existe um modo carreira, possivelmente o mais interessante para gamers com tempo de se envolver com essa obra da THQ.


Modo carreira

O game oferece várias formas de diversão: Exhibition, Title, Title Defense, Tournament, Ultimate Fights, Event e Online. Os nomes são auto-explicativos, e podem agradar a várias formas de aproveitar o momento, mas um modo se destaca no UFC 2010, o Career Mode.

Nesse modo carreira é possível evoluir um lutador de forma a aproveitar sua maneira de jogar. Vale à pena passar antes no Create a Fighter para elaborar seu próprio lutador, selecionando desde as várias skins (pele, cabelo, roupas…) aos estilos de lutas, movimentação, guarda, bases para golpes e categoria de peso.

No modo carreira, o gamer vai treinar seu lutador, desenvolvendo suas características de condicionamento físico (resistência cardiorrespiratória e força) e golpes exclusivos, durante visitas a centros de treinamento no mundo afora, sempre com lutas pelo UFC acontecendo. Funciona como um treinamento de algumas semanas para um adversário específico.

A melhor forma de aproveitar o modo carreira é justamente aprendendo a jogar de forma intuitiva, e sabendo as possibilidades do lutador desenvolvido por você.

 

Vale à pena?

Como várias vezes citada em nosso treino de hoje, UFC 2010 Undisputed oferece ao gamer uma nova experiência em termos de luta, sendo avaliado de forma geral como inovador frente aos títulos anteriores para o estilo de MMA. Um requisito para jogar de forma correta esse game é justamente o envolvimento necessário para aprender todas as possibilidades de luta e montar a sua. Então, prepare-se para treinar por algumas horas.

Caso queira apenas usar os vários lutadores já disponíveis, também será divertido, mas não tão imersivo no mundo do UFC, e os vários comandos podem deixar muitos iniciantes perdidos.

Espero que você também queira ser um guerreiro! E só para lembrar, aqui no Ginásio Gamer, videogame é coisa séria.

Compartilhe a Cidade

Post Author: Cidade Gamer

Sua Morada Pixelada, podcasts de games, vídeos, colunas, matérias textos, notícias e muito bom humor!